Ensino Superior

Fique ligado

#SouRepórterCorreio

TV Correio

Campanha foi prorrogada (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Vacinação contra gripe é ampliada em João Pessoa

Medida segue orientação do Ministério da Saúde para os municípios que ainda não vacinaram 90% da população que compõe os grupos prioritários

421
COMPARTILHE

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa ampliou a vacinação contra a gripe para as crianças de cinco a nove anos de idade e para os adultos de 50 a 59 anos. A medida segue orientação do Ministério da Saúde para os municípios que ainda não vacinaram 90% da população que compõe os grupos prioritários. Até o momento, a SMS registrou 168 mil doses de vacina aplicadas, ou seja, 85% das 196 mil pessoas que estão nos grupos de risco. A meta na capital paraibana é vacinar 176 mil pessoas.

Mesmo com o fim da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, na semana passada, aqueles que fazem parte do público alvo e ainda não se imunizaram, podem se dirigir às unidades de saúde da família (USF) para tomar a vacina. As unidades funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h.

De acordo com o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% e 45% o número de internações hospitalares por pneumonias e de 39 a 75% a mortalidade por outras complicações da influenza. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (Influenza A/H1N1; Influenza A/H3N2 e Influenza B).

Além dos dois novos grupos inseridos, também devem se vacinar: crianças na faixa etária de seis meses até menores de cinco anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e integrantes do sistema prisional. Para ser vacinado, é preciso comprovar que está inserido em algum destes grupos.

Alguns desses grupos ainda estão com a cobertura vacinal abaixo da meta. As crianças de seis meses até menores de cinco anos seguem sendo o grupo que menos se vacinou contra a gripe. A SMS registrou, até agora, 26.728 doses aplicadas (55%) de um total de 48.455 crianças nesta faixa etária.

Entre as gestantes, a procura também permanece baixa, considerando que apenas 6.084 mulheres grávidas (69%) entre um total de 8.780 se imunizaram até o momento. Outros grupos como idosos, puérperas, professores e trabalhadores de saúde ultrapassaram a cobertura vacinal de 90% e atingiram a meta da campanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas