Moeda: Clima: Marés:
Início Educação

Valdiney afirma que teve pedido de consulta pública negada sobre uso de banheiro segundo identidade de gênero na UFPB

Resolução garante travestis, transexuais, não binárias e transgêneras, o uso de banheiros e outros espaços que são separados por gênero de acordo com a identidade de gênero autodeclarada
Valdiney Gouveia
Valdiney Gouveia (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal/Facebook)

O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, afirmou que teve um pedido de consulta pública negado acerca do uso de banheiro de acordo com a identidade de gênero dentro da instituição.

Essa resolução garante travestis, transexuais, não binárias e transgêneras, o uso de banheiros e outros espaços que são separados por gênero de acordo com a identidade de gênero autodeclarada.

Entrevistado pelo Correio Debate, da Rede Correio Sat, o gestor da UFPB comentou que a Procuradoria não identificou ilegalidade na decisão tomada, mas que a sua sugestão, de fato, foi negada e que a decisão já está valendo.

“Todas as decisões que tomamos se pautam em normas vigentes. Não havendo ilegalidade e sendo desejo da maioria, nós cumprimos. A Procuradoria não encontrou qualquer ilegalidade na decisão que foi tomada. Durante o processo, eu recomendei que houvesse uma consulta pública. Não foi acatada a minha sugestão. Estando aprovada, passa a valer. Cabe à universidade se autorregular”, comentou.

Ainda na entrevista, Valdiney contou que houve um acréscimo na ordem de R$ 27 milhões na instituição, mas também relatou que espera que o Governo Federal recomponha o orçamento, citando uma “diminuição substancial” nos cofres da universidade.

Receba todas as notícias do Portal Correio no WhatsApp

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.