Moeda: Clima: Marés:

Valorização do servidor, Criação de TV e Reformas de escolas marcam o ano da Educação de Campina Grande

Asfora Neto, secretario de Educação de Campina Grande (Foto: Divulgação)

Ao longo do ano de 2021, a Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Educação, implementou uma série de ações voltadas à melhoria da educação pública municipal. Nesse conjunto de medidas, estão iniciativas para valorização dos servidores públicos e a melhoria na estrutura das escolas e creches.

A realização do concurso público, com o maior número de vagas para a educação e atividades de formação continuada para os servidores também são destaques nesse primeiro ano de gestão do prefeito Bruno Cunha Lima.

O balanço, divulgado na última semana pelo secretário de Educação do município, Raymundo Asfora Neto, destaca a realização de ações que impactaram diretamente o funcionamento da Rede de Ensino. É o caso do início do processo de aquisição de computadores destinados aos professores, com previsão de entrega para o início do próximo ano letivo. Além da equiparação dos salários de professores contratados e efetivos.

Infraestrutura

De acordo com Asfora, mesmo diante das dificuldades impostas pelo momento, a secretaria esteve à frente de diversas obras a exemplo da “reestruturação e recuperação de 70% das estruturas das escolas do município, a climatização de todas as creches com a instalação de 200 aparelhos de ares-condicionados (investimento de 319 mil reais), sem contar com o desenvolvimento do Projeto do Centro de Distribuição da Educação, que vai dar suporte operacional no esquema de distribuição de materiais às instituições”.

Outro investimento pontuado por Asfora foi a aquisição de um caminhão baú com o dobro da capacidade de carga para facilitar o transporte de materiais.

A Prefeitura de Campina Grande, segundo o secretário, também investiu cerca de R$ 23 mil para monitoramento eletrônico em 50 unidades de ensino.

Reforço pedagógico

Asfora citou também os investimentos pedagógicos que reforçaram a educação nos últimos 12 meses.

“Outro grande destaque do nosso setor foi a implementação da TV Campina na Escola, que tem veiculado uma programação de aulas de segunda a sábado, e um cronograma cultural aos domingos, que segue dando apoio ao ensino híbrido da rede municipal. Também estamos fechando parceria com o PIEC (Programa de Inovação Educação Conectada) para implantação do Programa ‘Internet nas Escolas’. Temos 72 unidades da rede urbana já com instalação de equipamentos completa e estamos realizando a contratação do provedor”, pontuou.

Suporte

Dentre as ações elencadas pelo Secretário de Educação do Município, foi destacada também a entrega de mais de 16 mil kits de material escolar para alunos dos anos iniciais, assim como a entrega de mais de 30 mil Kits Merenda para os discentes da rede.

“Além de todos os esforços aplicados para dar suporte aos alunos da nossa rede em diversas esferas, também fizemos questão de reforçar uma ação de busca ativa, que foi realizada no dia do estudante no Complexo Aluízio Campos”, complementou.

Docência

O chefe da educação de Campina Grande relembrou também que “a Prefeitura de Campina Grande, através da Seduc, abriu edital para Concurso para profissionais da Educação, reservando metade das vagas abertas no certame Municipal”, afirmou.

O secretário lembrou ainda a recente revelação feita pelo prefeito Bruno a respeito da garantia do 14º salário aos mais de 5 mil servidores da Educação do Município, entre efetivos, comissionados e prestadores de serviços, até o final deste mês.

Parcerias

Asfora Neto comentou ainda sobre a importância de parcerias que foram firmadas ao longo de 2021, incluindo a reforma da Escola Maria das Vitórias, no bairro das cidades, uma Parceria com o Projeto “Alpa Bem Fazer”, do Instituto Alpargatas.

O chefe da Educação municipal citou ainda “ a parceria com o projeto ‘Tamanquinho das Artes’, que beneficia cerca de 60 crianças em situação de vulnerabilidade social na cidade. A Seduc entrou com o apoio pedagógico ao Programa, que necessitava ampliar os horizontes de ação”, acentuou.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.