Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Vórtice ciclônico de altos níveis provoca chuvas no Litoral

As chuvas intensas que atingem o Litoral paraibano nesta quinta-feira (13) são motivadas pela localização e atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o Nordeste, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

Leia também:

O VCAN é uma área onde os ventos nos níveis mais altos da atmosfera giram em sentido horário. Isso faz com que o ar seco desça para a superfície. A massa de ar seco se concentra nas áreas próximas ao seu centro, enquanto nas bordas do sistema se formam nuvens. É comum que o VCAN influencie o Nordeste brasileiro durante o verão. No inverno, o sistema se distancia, em direção ao Oceano Atlântico.

Conforme a Aesa, a passagem do VCAN sobre o Nordeste deve afetar também o Cariri da Paraíba, onde devem ocorrer chuvas ainda na manhã desta quinta. Na Capital, são registradas chuvas e raios desde as primeiras horas do dia. Até a publicação desta matéria, haviam sido confirmados transtornos na mobilidade urbana, como trânsito lento em corredores principais e falhas em semáforos.

Alerta de chuvas intensas

O Inmet divulgou que, além de João Pessoa, 126 municípios da Paraíba estão em alerta para um temporal. O estado de atenção deve ser mantido até as 9h15 desta sexta-feira (14). podem ocorrer quedas de árvores, alagamentos e cortes de energia elétrica em todas as áreas onde se confirme o mau tempo. Veja a lista de cidades. 

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.