Início Notícias

Veja cinco aprendizados adquiridos após a crise dos combustíveis

Nas últimas semanas, todos acompanharam de perto uma grande paralisação dos caminhoneiros em todo o Brasil. Reivindicando a redução do preço do óleo diesel, entre outras medidas, o abastecimento de itens básicos em todos os comércios foi afetado.

Diante desse cenário, houve a oportunidade de refletir e reavaliar os  hábitos diários, sendo assim foi possível listar cinco aprendizados e ganhos diante da crise dos combustíveis:

1 – Descobertas

Devido à falta de combustível em praticamente todos os postos, mais pessoas utilizaram o transporte público, combinaram caronas entre os colegas de trabalho e caminharam muito mais do que o habitual.

2 – Aproximação entre as pessoas

Em busca de soluções para um problema em comum, houve a oportunidade de melhorar os relacionamentos interpessoais. A crise fez com que as pessoas se ajudassem mais, tanto oferecendo caronas ou mantimentos, trazendo à tona um novo sentimento de coletividade.

3 – Fim da dependência do carro

Além do ganho enorme para a saúde física e mental, também foi possível perceber que o carro não é indispensável em todos os momentos da nossa vida. Com muito menos veículos nas ruas, a poluição nas grandes cidades diminuiu e consequentemente o meio ambiente também saiu ganhando. As vantagens foram inúmeras e economia foi a palavra de ordem.

4 – Valorização dos caminhoneiros

Dentro de todo esse contexto, ainda foi possível refletir sobre a enorme importância do trabalho dos caminhoneiros que, diante da realidade atual de transporte no Brasil, são os verdadeiros responsáveis por praticamente tudo o que a maioria da população consome diariamente.

5 – Reaproveitamento e economia

Outra experiência positiva aconteceu justamente dentro de casa. Com as prateleiras dos supermercados vazias, o reaproveitamento do que já havia em mãos tomou lugar das grandes compras. Aqui fica mais um aprendizado: de que é possível economizar mais, viver com menos e consequentemente dar mais valor ao que já existe, ajudando também a combater um dos maiores problemas da atualidade, que é o desperdício de alimentos.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.