Início Serviços

Veja como descartar lixo contaminado com Covid-19

Orientações divulgadas pela Emlur ajudam a controlar os fatores de risco de transmissão da Covid-19
Foto: Divulgação/Secom-JP

A Autarquia Municipal de Limpeza Urbana de João Pessoa (Emlur) divulgou, nesta segunda-feira (29), orientações sobre o descarte de lixo potencialmente contaminado pelo novo coronavírus. A medida visa controlar os fatores de risco de transmissão da Covid-19, protegendo, principalmente, os agentes de limpeza, que continuam trabalhando normalmente e têm contato constante com os resíduos.

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, destaca que os materiais usados por pacientes isolados podem acabar contaminando outras pessoas, como familiares que dividam a mesma casa, agentes de limpeza ou catadores de materiais recicláveis. Tanto os lixos domiciliares, quanto os provenientes de empresas e estabelecimentos comerciais, devem ser descartados nas lixeiras de forma segura, conforme as seguintes instruções:

  • Utilize dois sacos para descartar materiais como luvas e máscaras;
  • Evite acumular grande quantidade de lixo em uma só embalagem;
  • Observe o horário da coleta e coloque o lixo a disposição cerca de uma hora antes para que os sacos não fiquem expostos por muito tempo;
  • Amarre uma fita vermelha no saco que contenha material contaminado;
  • O descarte deve ser feito por alguém que não esteja contaminado;
  • Agulhas e seringas devem ser entregues em Unidades de Saúde da Família (USF), Homecare ou nos Serviços de Atenção Domiciliar. Esse material deve ser desinfectado com álcool 70)

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.