Moeda: Clima: Marés:
Início Entretenimento

Veja como foi penúltima noite do Festival Internacional de Música Clássica

O público aclamou os músicos que se apresentaram em mais uma noite do Festival Internacional de Música Clássica nessa sexta-feira (1º), em João Pessoa. Durante uma semana, a Igreja do Carmo e a Igreja de São Francisco, ambas no Centro Histórico, foram palco de performances que vão ficar marcadas para muita gente. O evento, que é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com o BNDES e Ministério da Cultura, se consolidou no calendário cultural da cidade. O encerramento acontece neste sábado (2), com concerto da Orquestra Sinfônica Municipal, no Parque da Lagoa. Veja fotos abaixo.

“Aqui estão grandes nomes da música clássica mundial, realizando concertos muito bem executados, que o público de João Pessoa reconhece a riqueza artística. Todos os dias tivemos igrejas lotadas, principalmente durante a noite, com as plateias sendo formadas por famílias, pessoas de várias faixas etárias, o que comprova o sucesso do festival”, disse o diretor artístico do Festival Internacional de Música Clássica, Alberto Johnson.

Na Igreja do Carmo, o concerto dos músicos brasileiros Ana de Oliveira – violino – Dhian Toffolo – viola – e Marcus Ribeiro – violoncelo -, emocionou a plateia. Até quem já está acostumada com o evento, como a professora Gilma Santiago, que não só compareceu em todas as noites como acompanhou outras edições do festival. “Toda noite é uma emoção diferente, porque a sensibilidade provocada pela música clássica é algo único”, descreveu.

O trio executou o programa “Dos Clássicos ao Brasil”, apresentando composições de Mozart, Beethoven, L. Pitombeira e Radamés Gnattali. “Emocionante. Eu já estou com saudade”, resumiu a dona de casa Cássia da Silva, acompanhada do marido e dos filhos. “Viemos em três concertos, foi o nosso programa em família durante essa semana”, concluiu.
Logo em seguida, a Igreja de São Francisco recebeu o concerto de encerramento da noite de sexta-feira, com a reunião de cinco músicos internacionais, Tosca Opdam – violino – Holanda, Masha Iakovleva – violino – Rússia, Vilém Kijonka – viola – República Tcheca, Ketevan Roinishvili – violoncelo – Geórgia e Victor Stanislavsky – piano – Ucrânia. O programa contou com canções de compositores como G. Fauré e R. Schumann.

Festival – O evento terá o total de 23 concertos nas igrejas do Centro (Igreja de São Francisco, do Carmo, da Misericórdia, no Mosteiro de São Bento e na Primeira Igreja Batista) e 14 masterclasses (flauta doce, violino, viola, violoncelo e piano). O encerramento acontece neste sábado (2), com concerto da OSMJP, no Parque da Lagoa.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.