Início Geral

Veja onde fazer acompanhamento gratuito em JP em casos de câncer de próstata

Os médicos das Unidades de Saúde da Família (USF) estão fazendo o atendimento inicial dos pacientes que apresentam problemas urológicos, contribuindo para o diagnóstico precoce de um possível câncer de próstata.


Leia mais Notícias no Portal Correio

“A realização de exames é o que possibilita a obtenção de um diagnóstico precoce, o que contribui para ampliar as chances de cura, em casos de câncer. Só haverá referência ao urologista quando o nível de PSA (substância produzida pela próstata) estiver alterado, o que é verificado por meio de um exame de sangue. Se o resultado estiver normal, não há necessidade do exame de toque retal”, explicou o médico urologista Rafael Rebouças, coordenador do serviço de Urologia do Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity – Ortotrauma.

Ainda segundo o especialista, nem todo problema urológico é sinal de um caso de câncer, já que, na maioria das vezes, a retenção urinária é mais relacionada à hiperplasia prostática benigna do que ao câncer de próstata.

Os principais fatores de risco para problemas urológicos são a idade e o histórico familiar, quando o pai ou irmão já foram acometidos por câncer de próstata.

Locais de tratamento

O hospital referência no tratamento aos problemas urológicos em João Pessoa é o Santa Isabel. Porém, as consultas com urologistas também são realizadas nos Centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais), mas o acesso é por encaminhamento das USFs.

Além disso, o Complexo Hospitalar de Mangabeira é o único estabelecimento público de saúde em João Pessoa que realiza cirurgias de urgência em pacientes com cálculo no ureter.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

 

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.