Início Geral

Veja orientações, percurso e informações de segurança e transporte para a Romaria da Penha

A noite deste sábado (26) e madrugada e manhã deste domingo (27) vão ser de devoção dos fies católicos durante a 253ª Romaria da Penha, em João Pessoa. O evento deve contar com 420 mil pessoas, que vão percorrer 14 km, entre o Centro da Capital e a Praia da Penha, contando com 12 trios elétricos e esquemas de segurança e mobilidade urbana. Confira abaixo todas as informações sobre a Romaria.


Leia também: Saiba quais cuidados devem ser tomados durante a Romaria da Penha, em JP

O percurso é de quase 14 quilômetros, começando em frente à igreja de Lourdes, no Centro de João Pessoa, e terminando no santuário da Penha, na Orla da Capital.


Leia mais Notícias no Portal Correio

Após a saída da igreja de Lourdes, os romeiros seguem pelas avenidas João Machado, Dom Pedro II, seguindo pela Via Expressa Padre Zé, nas imediações da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Em seguida, os fiéis seguem pelo bairro dos Bancários, na Avenida Walfredo Macedo Brandão, e na Praça da Paz.

Logo após o Centro de Controle de Zoonoses, os fiéis vão entrar à esquerda na Rua Paulino dos Santos Coelho (na lateral do INSS). Seguem direto, continuando pela Avenida Santa Bárbara. Em seguida, os fiéis vão pela lateral do Mangabeira Shopping e dobram à esquerda entrando na Avenida Hilton Souto Maior, seguindo normalmente, pelo percurso antigo, até o Santuário da Penha.

No santuário, os fiéis participam de uma missa campal no campo de futebol que fica ao lado. A missa começa quando o carro-andor chegar, o que deve acontecer por volta das 4h do domingo.


Segurança

Segundo a Polícia Militar, 800 policiais militares e 45 viaturas vão ser usados na segurança da procissão. O percurso será monitoramento por câmeras de longo alcance e alta resolução.

O esquema conta ainda com 12 pontos e Plataformas de Observação Policial (POP). A operação da PM para a Romaria vai das 18h do sábado (26) até 17h do domingo (27). A venda de bebidas alcoólicas no trajeto está proibida.

A passarela da Avenida Dom Pedro II será interditada pelos policiais do Canil do Batalhão de Operações Especiais (Bope) para evitar acidentes. Na área do Santuário de Nossa Senhora da Penha, a Cavalaria vai reforçar a segurança na chegada dos romeiros. Nas ruas paralelas, a Ronda Ostensiva Tática com Apoio de Motocicletas (Rotam) e o Bope vão intensificar as rondas e os bairros receberão o reforço da Força Regional.


Trânsito

Já a Semob-JP, o esquema de trânsito vai ser iniciado às 16h do sábado, quando agentes de mobilidade vão bloquear vias no Centro da cidade. Para a concentração dos fiéis e organização da saída da procissão na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, haverá a interdição de um trecho da Avenida João Machado, entre as ruas Trincheiras e Rodrigues de Aquino.

Na área do Santuário, já a partir das 7h do sábado, será feito o isolamento total do perímetro. Apenas os veículos dos moradores que estiverem com o adesivo “trânsito livre”, fornecido pela Semob-JP, poderão circular no local. A medida tem por objetivo evitar que veículos estacionem na área do santuário que será reservada para a movimentação dos fiéis.

Os pontos de isolamento na concentração serão estendidos de acordo com o aumento do número de fiéis, devendo o fluxo da Avenida João Machado, entre a Rua das Trincheiras e a Avenida Tabajaras (Praça Castro Pinto) ser interditado a partir das 20h.

Após o bloqueio do cruzamento entre essas avenidas, os veículos que vêm da Vasco da Gama em direção ao Centro deverão seguir pelas ruas Capitão José Pessoa, Rodrigues de Aquino, Irineu Joffiliy, Rodrigues Chaves e Nina Lima até a cidade baixa, ou em frente, indo à Praça Venâncio Neiva.

Os veículos que saem do Centro com destino a Cruz das Armas, após o fechamento do cruzamento na Diogo Velho com João Machado, deverão seguir pela Rua Desembargador José Peregrino, cruzar a Rodrigues de Aquino, indo até a Nina Lima e retornando para as Trincheiras.

A Semob-JP também vai usar câmeras de monitoramento para fiscalizar o trânsito. Os equipamentos vão ser instalados nos trechos entre a Avenida João Machado com Américo Falcão, Maximiano Figueiredo com Pedro II, Rui Barbosa com Pedro II, Avenida Pedro II, Via Expressa Padre Zé, Empresário João Rodrigues Alves com José Alexandre, Bancário Sérgio Guerra, Trevo das Mangabeiras e PB 008.


Táxi e ônibus

Para garantir táxis após o encerramento da romaria, haverá um ponto de embarque de passageiros na PB-008, ao lado do estacionamento dos ônibus.

Com relação ao transporte coletivo, serão colocados 80 ônibus extras da empresa Transnacional e 20 da Marcos da Silva, que circularão por toda a região de Mangabeira, Beira-Rio e pela Avenida Epitácio Pessoa até o Terminal de Integração do Varadouro, partindo da Penha. Os ônibus ficarão estacionados na PB-008, próximo a um posto de combustíveis.

As linhas do Tetéu estarão operando normalmente durante toda a madrugada do domingo. Equipes da Seção de Fiscalização de Transporte Público (SEFTP) vão controlar a saída, embarque e desembarque nos ônibus após o término do evento.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.