Moeda: Clima: Marés:
Início Literatura

Vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura lança livro em João Pessoa

“Ogivas”, novo livro de Débora Ferraz, marca retorno ao conto, gênero com o qual estreou na literatura aos dezesseis anos
Livro
Débora Ferraz (Foto: Bruno Vinelli/Divulgação)

Autora do celebrado romance Enquanto Deus Não Está Olhando (Record, 2014), Débora Ferraz lança o novo livro Ogivas (Caos e Letras, 2022) nesta sexta-feira (15), às 16h, na Vila do Porto, em João Pessoa.

Vencedora dos prêmios Sesc e São Paulo de Literatura, a escritora volta agora ao conto: gênero no qual estreou na literatura com Os Anjos (Câmara Brasileira de Jovens Escritores, 2003), quando tinha apenas dezesseis anos.

“Hoje eu me sinto mais madura na escrita, com mais paciência e consciência do que faço”, diz Débora que, depois do lançamento de Os Anjos, passou os anos seguintes tentando recolher o livro das prateleiras, arrependida com os primeiros textos.

“Apesar de o conto ser o primeiro gênero no qual publiquei, não foi o gênero no qual comecei a escrever nem o gênero que acho mais fácil”, complementa, “o conto é mais desafiador que o romance em vários aspectos. Exige mais argúcia, mais clareza e coragem: coisa que a gente só adquire com alguma maturidade literária”.

O título veio à autora em um sonho e faz referência ao mesmo tempo à descoberta dos arcos ogivais na arquitetura, um marco na história das artes, e ao mesmo tempo ao conceito de armas. “Creio que este seja um livro político no sentido mais profundo da palavra: ele é um convite ao nosso desconforto em sociedade. Um livro violento sobre violência”.

Além do tema em comum, a forma como estão dispostos os dezessete contos também emulam a formação de um arco ogival. A proposta, ressaltada no projeto gráfico de Cristiano Rato (editor da Caos e Letras juntamente com Eduardo Sabino), é que as histórias evoluam em conjunto.

“Creio que o livro ganhe ainda mais força se lido na ordem proposta: há contos paralelos, personagens que reaparecem num novo arco. É como se os mesmos temas evoluíssem num crescendo que culmina num último conto”.

Livro:

  • Ogivas
  • Editora: Caos e Letras
  • Gênero: contos
  • Número de páginas: 196
  • Preço: R$ 39,90

Palavras Chave

Literatura

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.