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Vendas de medicamentos gen?ricos crescem 15,8% em 2013 e movimenta R$ 13,6 bilh?es

O mercado de medicamentos genéricos registrou, em 2013,
crescimento de 15,8% no volume de unidades vendidas em comparação a 2012. Foram
comercializadas 786,9 milhões de unidades frente aos 679,6 milhões registradas
no ano anterior. De acordo com Associação Brasileira das Indústrias de
Medicamentos Genéricos (PróGenéricos), a evolução ficou dentro do esperado pela
entidade que previa crescimento anual entre 15% e 20%.

 Em valores, as vendas do segmento
movimentaram R$13,6 bilhões no ano passado, montante 22% superior aos R$ 11,1
bilhões aferidos em 2012. O valor, auditado pelo IMS Healt, não considera os
descontos de mais de 50% oferecidos pela indústria ao varejo e se baseia nos
registros de preços feitos pelos laboratórios na Câmara de Regulação do Mercado
de Medicamentos (CMED).

 O segmento de genéricos cresceu acima
do mercado total de medicamentos que evoluiu 11,6% no período, movimentando 2,8
bilhões de unidades contra 2,6 bilhões em 2012. Em valores, a evolução dos
genéricos também superou o resultado alcançado por toda indústria. O mercado
total apresentou crescimento de 16%, referente a vendas que somaram R$57,6 bilhões
frente a R$49,6 bilhões no ano passado.

Para Telma Salles, presidente da
PróGenéricos, os resultados mostram que os genéricos seguem atraindo os
consumidores brasileiros por meio de uma ´política pública consistente que
reúne preço baixo aliado a qualidade. “Os genéricos conquistaram os
consumidores brasileiros de todas as classes. Eficazes, seguros e
indiscutivelmente mais baratos que os produtos de referência, não apenas estão
entre os produtos mais prescritos pelos médicos brasileiros como também são os
substitutos mais adequados para os produtos de referencia indicado nas
receitas”, explica a executiva.

Prestes a completar 15 anos no Brasil, no
próximo mês de maio, os medicamentos genéricos vem cada vez mais permitindo que
pacientes de doenças crônicas possam se tratar. “Dos 10 medicamentos genéricos
mais vendidos, 7 são destinados ao tratamento de doenças crônicas”, diz Salles.

Desde que os genéricos surgiram no mercado
brasileiro, em 2001, as vendas da indústria farmacêutica brasileira cresceram
84% em volume (2,8 bilhões em unidades frente 1,2 bilhão em 2001). “O papel do
genérico como regulador de preços e única categoria com a prerrogativa de
substituir os medicamentos de referencia nas receitas médicas trouxe milhares
de consumidores que antes estavam excluídos do mercado”, informa a executiva.
“Os genéricos promoveram forte competição entre as industrias do setor e
permitiram também a disponibilidade de novos produtos. Qualquer mudança nessa
politica deve ser pensada com cuidado”, conclui.

 Sobre a ProGenéricos

 Fundada em janeiro de 2001, a Associação Brasileira das
Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos) é uma entidade  que
congrega os principais laboratórios que atuam na produção e comercialização
medicamentos genéricos no país.

 Sem
fins lucrativos, a entidade tem como principal missão contribuir para a
melhoria das condições de acesso a medicamentos no Brasil através da
consolidação e ampliação do mercado de genéricos.

 Juntas,
as associadas da PróGenéricos concentram aproximadamente 90% das vendas do
segmento de genéricos no país. Articulando-se com diversos setores da
sociedade, instituições de ordem pública e privada, a Pró Genéricos canaliza as
ações de suas associadas, dando densidade ao debate público em torno de
questões relevantes para o setor da saúde e para o desenvolvimento da indústria
farmacêutica no país. Visite o site: www.progenericos.org.br

 

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