Vinte árvores caíram e parte de uma ruína próxima à estação ferroviária desabou em decorrência das chuvas e fortes ventos que têm sido registrados em João Pessoa desde a noite dessa quarta-feira (27).
Conforme o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, as quedas de árvores aconteceram nos bairros Jaguaribe, Cristo Redentor, Rangel, Manaíra e Mangabeira. Nenhum dos incidentes deixou pessoas feridas.
Em alguns casos, as árvores tombadas eram de grande porte. Para Noé Estrela, a soma de dois fatores provocou as quedas. “Rajadas de vento chegaram a 21 km/h e o solo molhado também deve ter colaborado para essas ocorrências”, explicou o coordenador da Defesa Civil.
Na manhã desta quinta (28), a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que o tráfego foi suspenso entre as estações João Pessoa e Mandacaru, em virtude da queda de parte de uma ruína existente as margens da via férrea.
“A edificação ameaça ruir e por questão de segurança a Companhia decidiu interromper a passagem do trem no local. A Defesa Civil já foi acionada. O tráfego ferroviário está normal entre Santa Rita/João Pessoa e Mandacaru/Cabedelo e vice versa”, avisou a CBTU.
Um aviso de perigo potencial de acúmulo de chuva colocou 203 municípios da Paraíba, incluindo João Pessoa, em alerta. A orientação é de que a população de cidades onde se confirmem as chuvas evitem enfrentar mau tempo e usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Também é recomendado atenção a possíveis alterações em encostas.
Defesa Civil e Corpo de Bombeiros são os órgãos a serem procurados em casos de emergência, pelos telefones 199 e 193, respectivamente. Na Capital, a Defesa Civil também atende pelo telefone 0800 285 9020.