A decisão do Campeonato Paraibano de Futebol Feminino adulto acontece na segunda-feira (30), no Centro de Treinamento do VF4, no bairro do Valentina Figueiredo, em João Pessoa. Em jogo único os times do VF4 e Mixto entram em campo às 15h, sem vantagem para as duas equipes. O vencedor será o campeão. Em caso de empate, como manda o regulamento, a decisão do troféu será nos pênaltis.
O Campeonato Paraibano Futebol Feminino 2023 vai concluir na segunda-feira (30) a edição número 12. A atual competição teria 13 equipes como participantes. Mas inicialmente quatro desistiram e quando falta uma semana para começar outras três comunicaram não ter condições de fazer parte das disputas.
Com isso, a Federação Paraibana de Futebol, através da diretoria de competições, manteve a tabela com nove equipes, mas apenas seis participaram do evento. VF4, Mixto, Marretinha, Botafogo-PB, Kashima e Femar. Desistiram inicialmente, Serrano, Guará, Liga de Guarabira e Desportiva Guarabira. Depois foi a vez de Treze de Maio, Santa Rita e Atlético Pessoense.
Ao longo da história oficial da Federação Paraibana de Futebol, o Campeonato Estadual de futebol feminino adulto, o Certame teve oito jogos realizados, com 69 gols marcados, uma média de 8,63 gols por partida. As principais artilheiras são Tamara Alves do Mixto, com 12 gols e ainda pode aumentar esta marca. Ela briga com Lú Meireles do VF4 que marcou oito gols até agora.
O VF4 terminou as duas primeiras fases com o melhor ataque, fazendo 26 gols. O Femar, no entanto, não marcou nenhum gol, sendo o pior ataque. VF4 e Mixto estão dividindo a melhor defesa, cada time tomou um gol. A pior defesa, com 28 gols tomados, é a do Femar. As maiores goleadas foram nas partidas VF4 18 x 0 Marretinha, pela primeira rodada e Mixto 18 x 0 Femar, na terceira rodada.
Apenas dois empates foram registrados na competição que tem o total de 28 cartões, sendo 26 amarelos e dois cartões vermelhos. A grande decisão está coberta de expectativa para os dois times e acontece na segunda-feira (30), em jogo único no CT do VF4, às 15hs.
O Campeonato Paraibano de futebol feminino adulto, segundo informações oficiais da Federação Paraibana de futebol feminino, começou a ser disputado na temporada de 2008. A Portuguesa de Cruz das Armas ficou com o título estadual e o Treze de Campina Grande ficou na segunda colocação.
A competição não foi realizada nos dois seguintes. Em 2011, o Botafogo-PB se tornou o campeão e o Auto Esporte. Em 2012, o Kashima levantou o troféu de campeão e o Cabo Branco foi o vice. O evento teve outra parada e voltou a ser disputado em 2015, com o Botafogo-PB sendo campeão e o kashima, segundo colocado. O feito se repetiu em 2016, com o Botafogo-PB e o kashima, o vice. Em 2017, outra vez o Botafogo-PB campeão e o kashima como segundo colocado.
Na temporada de 2018, o Botafogo-PB foi o campeão e o Mixto apareceu como a grande novidade ficando na segunda colocação. Em 2019, a competição teve outro campeão diferente, com o Auto Esporte ficando com o troféu de primeiro colocado e o Mixto mais uma vez vice-campeão.
Em 2020 o Botafogo-PB voltou a ser campeão e o Auto Esporte ficou na segunda colocação. Em 2021, o título estadual foi conquistado pelo VF4 que disputou com o Botafogo-PB. No ano passado, o VF4 garantiu o bicampeonato e o Mixto ficou como vice-campeão. Agora, o VF4 tenta o tri e o Mixto vai em busca do primeiro troféu de campeão.