Início Geral

Vit?ria de RC

Encerrada a contagem dos votos, PT e o PMDB passaram a repetir que foram decisivos para a reeleição de Ricardo Coutinho (PSB). Tiveram papel importante, mas não se pode diminuir o mérito do pessebista, que soube formar coligação estratégica no 1º turno, assumiu dissidência no seu partido no 2º turno para assegurar os apoios de Dilma, Lula e do partido do vice, Michel Temer, e sustentou discurso baseado nos resultado da gestão.

Ricardo conseguiu impor a primeira derrota da carreira de Cássio Cunha Lima, liderança consagrada e seu mais importante aliado na disputa que o levou para o Governo em 2010. A criatura superou o criador. Não foi fácil, mas colocou nada menos que 111.563 votos de diferença sobre o tucano. Fechou 52,61% dos votos válidos, contra 47,39% do adversário.

Cássio perdeu a eleição, mas permanece senador, vai comandar a oposição no Estado e continuará como estrela do PSDB e voz importante no Congresso. Sobre o resultado, poderá dizer que enfrentou ao mesmo tempo os governos federal, estadual e municipal, pois prefeitos das maiores cidades do Estado apoiaram seu adversário, a exemplo do de João Pessoa, onde Ricardo venceu com 90.674 votos de maioria.

A vitória foi expressiva, o mandato está renovado por mais quatro anos, mas ainda existem pedras no meio do caminho de Ricardo, que só elegeu 14 aliados para a Assembleia, contra 22 de Cássio. Atualmente a situação é ainda mais complicada, embora tenha passado a contar com os votos de peemedebistas e petistas. A oposição tem maioria e pode aprovar ou rejeitar qualquer matéria. E antes do fim da legislatura, deve votar duas das prestações de contas do seu governo.

Ricardo tem até o final de janeiro para tentar mudar o cenário no Legislativo, atraindo deputados eleitos pela oposição, que já estão discutindo a eleição da futura Mesa Diretora. O atual presidente, Ricardo Marcelo (PEN), adversário declarado do governador, é o mais citado, justamente por oferecer contraponto ao Executivo.

Vencer Cássio nas urnas colocou Ricardo no rol das grandes lideranças da Paraíba. Mas foi apenas uma grande batalha. A luta continua.

Banner Rodapé

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.