Início Geral

VLT chega a JP neste fim de semana, mas s? deve operar em fase de teste a partir de 2015

A primeira composição do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que fará o transporte de passageiros da Grande João Pessoa, deve chegar a Capital entre à tarde da sexta-feira (31) e a manhã do sábado (1º), de acordo com informações da assessoria de imprensa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa. A composição sai da cidade de Barbalha, no Ceará, na tarde desta quarta-feira (29), e viaja desmontada.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Segundo a assessoria da CBTU, a composição do VLT fica na oficina da companhia, em Cabedelo, e será montada em até dois meses, ficando pronta no início de janeiro de 2015, quando serão realizados os primeiros testes. No fim de janeiro, a empresa responsável pela fabricação do VLT entregará mais duas composições e até novembro do ano que vem, toda a frota deverá ser disponibilizada.

Além da montagem, a oficina da CBTU também servirá de ponto de manutenção e abastecimento do VLT. Para isso, a assessoria da companhia informou que o local passará por uma reforma e adequação das bombas de combustível, já que as novas composições não utilizam o mesmo combustível dos trens atuais. As estações de passageiros também irão passar por processos de modernização, além da construção de novas plataformas.

A assessoria disse que as reformas e adequações da oficina e das estações de passageiros dependem do andamento da licitação para contratação da empresa responsável pelos estudos, planejamento e execução das obras.  Não foram divulgadas datas para que tudo esteja concluído.

Mais modernos e ágeis do que os trens atuais, as composições do VLT da Grande João Pessoa prometem tornar mais rápido e seguro o transporte de passageiros. A previsão é de que a espera entre uma composição e outra passe a ser de até 15 minutos, contra os 50 minutos atuais.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.