Início Geral

Zoonoses disponibiliza servi?o de castra??o de animais em JP

O Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa oferece serviço de esterilização de animais para manter um controle populacional de cães e gatos. A unidade está localizada na principal dos Bancários e conta com o trabalho e cuidado de quatro médicos veterinários.

Leia mais Notícias no Portal Correio

“Os animais que passam pelo procedimento de castração recebem alta no mesmo dia. Os que possuem donos voltam para suas casas e os abandonados ficam com cuidadores voluntários até encontrarem um lar,” explica a médica veterinária, Sayonara Alves.

Antes da cirurgia, o animal passa por uma triagem que irá definir suas condições físicas e, em seguida, é encaminhado para a intervenção cirúrgica. A castração acontece apenas em animais com idade de oito meses a seis anos. Nos animais domésticos, o procedimento só é feito com a autorização dos donos. 

Para ter acesso ao serviço, os cães e gatos devem ser encaminhados ao Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses. “Ao chegarem aqui, nós prestamos todos os cuidados necessários aos animais em situações de risco e logo depois os encaminhamos para adoção”, comentou o gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Nilton Guedes.

Desde que começou a prestar o serviço de esterilização, em maio de 2013, o centro já realizou quase 900 procedimentos, sendo mais de 600 apenas neste ano.

A castração é uma cirurgia simples, de baixo risco, que pode ser feita em todos os tipos de mamíferos, tanto nos machos quanto nas fêmeas. É um mecanismo eficaz para impedir que cães e gatos procriem descontroladamente.

Para mais informações, as pessoas podem ligar para o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa, através dos telefones 3218-9357 ou 3214-3459. O Centro tem suas atribuições voltadas para o monitoramento e redução de riscos à saúde da população. Os profissionais atuam através da prevenção e controle de fatores de riscos ambientais biológicos e não biológicos que interferem na saúde humana.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.