Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

PB tem 86% das delegacias com número insuficiente de servidores

Na Paraíba, 86% das delegacias da Polícia Civil funcionam com número insuficiente de servidores e uma das principais consequências dessa situação é o atraso nas investigações. Em 50,1% das delegacias no estado tramitam inquéritos policiais com mais de dois anos. Os dados estão no relatório ‘O Ministério Público e o Controle Externo da Atividade Policial’, divulgado nesta segunda-feira (18) pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

De acordo com o relatório, há 283 delegacias de Polícia Civil na Paraíba e 277 delas foram vistoriadas pelo Ministério Público Estadual (MPPB). O documento traz informações e estatísticas sobre as condições físicas, estruturais e de pessoal das unidades e foram coletadas em 2016.

Conforme os dados, em 118 delegacias a presença dos delegados nos plantões policiais é por meio de sobreaviso e em 95 delas há plantões ininterruptos. Quanto aos inquéritos em tramitação, em 139 delegacias há procedimentos tramitando há mais de dois anos. Já em outras 42, as ocorrências foram investigadas sem instauração de inquéritos policiais ou termos circunstanciados.

O relatório do CNMP foi elaborado para verificar o cumprimento da Resolução Nº 20/2007 elaborada pela entidade. A norma disciplina o controle externo da atividade policial e, dentre outras questões, determina que as unidades do Ministério Público enviem à Comissão relatórios de visitas técnicas realizadas nas delegacias de polícia.

*Com Katiana Ramos, do Jornal Correio da Paraíba.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.