Especialista diz que o Nordeste tem potencial para fornecer energia a todo o Brasil

28
0
COMPARTILHE

“O Nordeste pode fornecer, de sobra, toda energia que o Brasil consome em razão do indiscutível potencial à produção de energia fotovoltaica e eólica”. A afirmação foi feita nesta quinta-feira (1º) pelo climatologista Paulo Nobre, membro do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), durante o seminário ‘A Crise Hídrica no Semiárido Paraibano’, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).

Leia também: TCU vê problemas em quatro estados que serão atendidos pela Transposição

De acordo com Paulo Nobre, o Nordeste tem todo esse potencial porque é uma região privilegiada, com incidência solar e dos ventos o ano inteiro.

Leia mais de Política no Portal Correio

Para Paulo Nobre, o potencial de geração de energia solar do Nordeste supera em 33 vezes todo o consumo nacional de energia no ano de 2014. Nesta mesma comparação, Nobre disse que a Paraíba tem potencial de fornecer ao país o dobro do consumido naquele ano.

Ainda segundo Paulo Nobre, os futuros geradores de energia eólica multiplicarão por dez sua capacidade atual e passarão dos atuais 100 metros de altura, para até 250 metros, quase o tamanho da torre Eiffel, com cada uma sendo capaz de gerar 20.000 kiloWatt (kW).

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas