‘Estado vê com preocupação’, diz secretário sobre água

De acordo com o socialista o prazo dado pelo ministério da integração para que as águas cheguem ao eixo norte da transposição é até março ou abril

3
COMPARTILHE

O secretário de Recursos Hídricos da Paraíba, João Azevêdo (PSB), revelou que o prazo para as chegada da água do Rio São Francisco no eixo norte da transposição pode atrasar. Recentemente, o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), João Fernandes, disse que a situação do abastecimento de água no Sertão da Paraíba deve ficar bastante comprometida a partir de janeiro de 2018. De acordo com João Azevedo, o atraso pode acontecer em decorrência de um impasse com as empresas que trabalham na obra.

“Nós soubemos que está havendo algum problema com relação a uma das empresas que está trabalhando lá e que vai haver a necessidade de chamar mais uma classificada no processo licitatório e rescindir contratos. Se isso ocorrer, com certeza haverá atraso nesse prazo”, disse o socialista.

De acordo com o socialista o prazo dado pelo Ministério da Integração para que a água chegue ao eixo norte da transposição é até março ou abril.

“O cronograma que o Ministério da Integração nos passou é que até março ou abril do próximo ano essa água estaria chegando aqui ao eixo norte da transposição”, revelou.

Segundo João Azevedo, o Estado tem acompanhado com preocupação o caso e entende que se não houver uma grande recarga de água, o estado pode ter sérios problemas.

“Nós estamos acompanhando isso, preocupados porque mesmo sabendo que nós estamos entrando em um período de chuvas agora, que é de dezembro até março, a água acumulada na região é muito pouca e se não ocorrer uma recarga significativa, nós vamos ter problemas sérios no próximo ano”, disse ele, ao mencionar que a região oeste da Paraíba vai começar o período chuvoso.

Reservatórios em situação crítica

Segundo dados da Aesa, dois reservatórios importantes da região, Coremas e Mãe d’Água, estão em situação crítica. Coremas acumula atualmente pouco mais de 4% do volume total, que é de 591.646.222 m³. Já o reservatório de Mãe d’Água, que tem capacidade de 567.999.136, está com pouco mais de 3% de água.

COMENTÁRIOS

  1. O nivel de água do rio São Francisco é baixíssimo vimos uma usina somente funcionando em Paulo Afonso. Em Xingo uma aberta com lamina de 20 metros aprox. para manter o rio navegável. O que podemos esperar melhor se não chover.

  2. Quando é para receber as malas de dinheiro tudo flui rápido, do dia para a noite…Quando é para resolver os problemas cruciais da população aí entram os carimbos, as autenticações, as folhas corridas, os atestados de bons antecedentes, os “nada consta”…PULHAS!

  3. Como disse um amigo meu esta transposição é uma grande mentira , não vai resolver problema nenhum de agua , e que até no São Francisco vai um dia faltar .

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas