igreja-tem-programacao-especial-para-nossa-senhora-aparecida-na-paraiba
Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil - Oswaldo Corneti/Fotos Públicas

Igreja tem programação especial para Nossa Senhora Aparecida na Paraíba

Dia ainda será de homenagens a outra denominação de Maria, mãe de Jesus. É a Romaria da Guia, que acontece há 28 anos, em Lucena

196
COMPARTILHE

Esta quinta-feira (12) será um dia de homenagens a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, em João Pessoa e Campina Grande. O Portal Correio traz a programação oficial das Dioceses dessas cidades. Confira a seguir.

Na Capital, a programação de destaque será na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no bairro do Valentina. Segundo a Arquidiocese, as atividades começam às 6h30, com o Ofício da Imaculada. Às 7h30, haverá missa celebrada pelo padre Márcio. Às 9h30, a igreja realiza uma festa para as crianças. À tarde, a partir das 17h, haverá procissão pelas ruas do bairro. Por volta das 18h30, o arcebispo Dom Delson celebra missa na paróquia e, a partir das 20h, acontece a quermesse, com show do padre Puan Ramos.

Ainda conforme a Arquidiocese, outras paróquias que tenham Nossa Senhora Aparecida como padroeira devem ter missas com momentos especiais. Por ser padroeira do Brasil, é possível que Aparecida ainda seja lembrada em cerimônias em outras igrejas.

Em Campina Grande, haverá programação especial na Catedral Diocesana. Carreata e missa marcarão o dia da Padroeira do Brasil. A carreata acontece a partir das 16h, na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, que que fica no cruzamento da Av. Floriano Peixoto com Av. Almeida Barreto, no bairro do Centenário, com destino até a Catedral de Nossa Senhora da Conceição, no Centro da cidade, onde haverá a missa. Carros conduzirão a imagem da santa, que foi doada pelo Santuário Nacional e peregrinou por toda diocese de Campina Grande em 2016 e 2017.

Neste dia 12, a Igreja Católica celebra os 300 anos do achado da imagem, nas águas do Rio Paraíba. Primeiramente ela foi chamada de Nossa Senhora da Conceição, mas depois, ao longo da história, ela ganhou capela e passou a ser chamada de Aparecida.

Em 1930, por decreto do papa Pio XI, Nossa Senhora Aparecida passou a ser a padroeira do Brasil e foi proclamada Rainha do Brasil. Antes, o país tinha também como padroeiro São Pedro de Alcântara, de devoção forte em Portugal.

Mais celebrações

Já em Lucena, na Grande João Pessoa, o dia será de homenagens a Nossa Senhora da Guia. Haverá a tradicional procissão com percurso de 10 km. A concentração será às 4h, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus Menino. Os fiéis seguirão em direção ao Santuário, que fica na Zona Rural. Lá, haverá missa, com previsão de início às 8h. Neste ano, a Romaria da Guia completa 28 anos.

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas