Moeda: Clima: Marés:
Início Política

Audiência vai debater inclusão social, mobilidade urbana e acessibilidade

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), realiza na próxima segunda-feira (11), uma Audiência Pública. E vai debater sobre a inclusão social, mobilidade urbana e acessibilidade das pessoas com deficiência.

O evento será realizado no Plenário José Mariz, na ALPB. A audiência é aberta a toda população e acontece às 14h. E contará com diversas entidades representativas do segmento, além de órgãos do poder público estadual e do judiciário.

Na Paraíba

A presidente da Comissão, deputada estadual Cida Ramos, destacou que a proposição surgiu a partir de variadas reivindicações. “É nosso papel incentivar que a sociedade possa discutir e refletir sobre acessibilidade, direito à cidade, mobilidade urbana e transporte público. A Paraíba é o segundo estado com o maior índice de pessoas com deficiência do país, representando 27,76% dos habitantes. O limite de cada ser humano é determinado pelas oportunidades e possibilidades que lhe são disponibilizadas. Cada vez mais pessoas com deficiência têm saído da invisibilidade e ganhado algum destaque nos espaços sociais”, afirmou.

Cida também pontuou que o seu mandato se liga diretamente a esta causa. “Sou uma mulher com deficiência que desde muito cedo aprendeu a arrombar portas para conquistar espaço na vida social. Faço questão de construir um projeto que mantenha uma interlocução direta com a sociedade, com base na luta pela ampliação de direitos. Precisamos compreender que a deficiência é um problema social e não individual. É obrigação proporcionar condições para que as pessoas com deficiência possam viver plenamente a vida na cidade ou no campo”, salientou.

A política voltada para pessoas com deficiência tem progredido com expressividade nos últimos tempos, o que pode ser refletido na Lei Brasileira de Inclusão (LBI) Nº 13.146/15, que tem desconstruído preconceito e expandido conhecimento sobre os direitos desse segmento.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.