Moeda: Clima: Marés:

Ano Novo: veja uma receita saudável e apetitosa para a virada

Nutricionista comenta tradições alimentares da data

Para muita gente, todos os anos a ceia da virada de dezembro para janeiro é sinônimo de mesa farta. Vem nela os pratos principais com os seus acompanhamentos, os aperitivos diversos, incluindo aí os salgadinhos de festa, além das sobremesas com muitos doces. São tantas guloseimas que alguns comentários se repetem sempre, como dizer que no início do novo ano será feita uma dieta para compensar a comilança.

O nutricionista e Prof. Dr. Janilson Avelino da Silva defende o inverso: é preciso sim aproveitar as datas comemorativas, mas sem o peso da culpa, o que vale para outras ocasiões festivas. Como? Praticando hábitos alimentares saudáveis durante todo o ano, sempre.

Pensando nisso, Janilson, que é professor do curso de Nutrição do Unipê, indicou uma receita saborosa e saudável para ser consumida como prato principal da Ceia de Ano Novo. Confira!

Fricassê de frango

Ingredientes

– 1 lata de requeijão light

– 1 lata de milho verde

– Azeitona sem caroço

– Peito de frango desfiado

– Muçarela fatiada

– Batata palha

– 1 xícara de água

– 1 pitada de sal

Modo de preparo

1. Bata no liquidificador o milho, o requeijão e a água; refogue o creme do liquidificador com o frango desfiado, as azeitonas e o sal até ficar com uma textura espessa. 2. Coloque o refogado numa assadeira, cubra com muçarela e espalhe a batata palha por cima; leve ao forno até borbulhar. 3. Sirva com arroz branco.

Curiosidades culinárias

No Brasil, há uma crença entre as pessoas de que a lentilha servida na mesa traz sorte para o novo ano. “É porque a lentilha se assemelha as moedas romanas, sendo associada à riqueza e prosperidade. A própria Bíblia cita esse alimento no Antigo Testamento. Em uma passagem, Esaú, filho de Isaac, troca seus direitos como primogênito por um prato de lentilha. Posteriormente, ele se torna um homem rico”, explica Janilson.

Para além disso, como um país de dimensão continental, o Brasil tem diferentes pratos em cada região. No Nordeste, por exemplo, muitas famílias servem pernil de bode ao forno, cuscuz com manteiga de garrafa e bolo de rolo com queijo do reino, conta o nutricionista.

“No Centro-Oeste, temos a presença de sobremesas com frutas do cerrado, o empadão goiano, o frango caipira. No Norte, os peixes de água doce têm protagonismo, ao lado das farofas com castanhas, do arroz de tucumã e da salada de folhas de jambu. No Sudeste, temos o bacalhau português no Rio, os suínos recheados e pururucados em Minas Gerais, o arroz enriquecido dos bandeirantes em São Paulo, a torta capixaba super enfeitada no Espírito Santo. E por fim, no Sul, temos forte influência de alemãs, suíços, poloneses e italianos, com seus strudels, carnes assadas em fogos de chão e pães recheados, tanto doces como salgados”, pontua Janilson.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.