Moeda: Clima: Marés:

Como a ficção científica impactou o presente e se tornou real em nosso dia a dia

Nem sempre percebemos, mas em nosso dia a dia lidamos com muitos tipos de ficção científica que antes existiam apenas na imaginação.
Imagem de Aideal Hwa no Unsplash

A ficção científica sempre despertou nosso fascínio, além de nos transportar para mundos fantásticos de tecnologias inovadoras. Mas o que muita gente não percebe é como a linha entre o imaginário e a realidade é cada vez mais delicada.

Afinal, várias invenções que antes pareciam pertencer apenas ao reino dos filmes e livros hoje fazem parte do nosso dia a dia. Não só isso, como moldam nossas formas de trabalhar e até se relacionar com as outras pessoas.

De fato, o gênero da ficção científica não se limita apenas a entreter, mas se mostra quase como uma espécie de catalisador para a inovação tecnológica. Neste sentido, escritores e cineastas sempre imaginaram, de forma visionária, o que o futuro nos reservava.

É o caso da internet, por exemplo. Na década de 60, autores como Arthur C. Clarke e Isaac Asimov previram a criação de uma rede global de comunicação que conectariam pessoas e informações de todo o mundo.

Outro exemplo marcante é a inteligência artificial. Só para exemplificar, um levantamento da ExpressVPN mostra que, em filmes clássicos como “Metrópolis”, a IA era retratada como entidades complexas e autônomas, capazes de realizar tarefas complexas e até mesmo substituir humanos em trabalhos fabris. Hoje, a IA está se tornando cada vez mais presente em nossas vidas, desde assistentes virtuais como Siri e Alexa até carros autônomos e sistemas de reconhecimento facial.

Como a tecnologia da ficção científica invadiu a vida real

Dos celulares à realidade virtual, passando pela exploração espacial que está prestes a se tornar uma forma de turismo, confira algumas invenções tecnológicas que saíram das telas para o dia-a-dia.

Celulares e videochamadas

Dispositivos portáteis com acesso à internet, videochamadas e telas sensíveis ao toque eram comuns em filmes de ficção científica do passado. Como não se lembrar da simpática família Jetsons e suas chamadas com mães e chefes irritados? Além disso, os personagens de Star Trek usavam dispositivos portáteis bem similares aos nossos celulares atuais.

Hoje, smartphones e tablets se tornaram ferramentas essenciais em nossas vidas, permitindo que nos conectemos com o mundo a qualquer hora e em qualquer lugar. Sem falar nas videochamadas, não apenas pelas plataformas do tipo Google Meet e Skype, como pelo próprio WhatsApp e Facetime.

Realidade virtual e aumentada

A imersão em mundos virtuais e a sobreposição de informações digitais no mundo real sempre foram exploradas nas obras de ficção científica. Lá atrás, em 2001: Uma Odisseia no Espaço, tínhamos um personagem que usava a realidade virtual para suas jornadas. Mais recentemente, obras como Tron  e Matrix, bem como Free Guy tiveram a alta tecnologia como tema principal.

Hoje, a realidade virtual e aumentada estão abrindo novas fronteiras no entretenimento, na educação, na medicina e em diversos outros setores. Sem falar no conceito de metaverso, tão em voga nos dias atuais.

Foto de stephan sorkin por Unsplash

Impressão 3D

Quem diria que a máquina de Star Trek que, como menciona infográfico elaborado pela ExpressVPN, reproduzia objetos e alimentos, inspiraria a tecnologia que temos hoje. Ok, as nossas impressoras 3D ainda não conseguem criações tão avançadas. Mas, a capacidade de desenvolver itens tridimensionais a partir de modelos digitais revolucionou a manufatura, a medicina e até a construção civil. Sobretudo por permitir a produção rápida de protótipos, peças sob medida e implantes.

Biotecnologia

A manipulação do DNA e a criação de organismos geneticamente modificados sempre foram temas frequentes em histórias de ficção científica. Em Admirável Mundo Novo, por exemplo, introduziu-se um método para conter a reprodução humana por meio da produção em massa de embriões geneticamente idênticos. Além da obra mencionada pela ExpressVPN, outros filmes também abordaram o tema, por exemplo:

  • ARQ
  • Planeta dos Macacos
  • Advantageous
  • Perdido em Marte
  • Orphan Black

Hoje, a biotecnologia está presente em diversas áreas da medicina, desde o desenvolvimento de novos medicamentos até o tratamento de doenças complexas.

Exploração espacial

Elon Musk e Jeff Bezos até podem se destacar na ideia de promover o turismo espacial. Mas, a exploração do universo (além da Nasa e outros organismos, claro), sempre foi objeto de fascínio também dos filmes. Tanto que sagas como Star Wars e Star Trek têm seu mote central nisso. Nos últimos anos, houve um grande avanço na tecnologia espacial, com o lançamento de novos foguetes, satélites e missões espaciais cada vez mais ambiciosas.

Tradução simultânea

Como é bom contar com tradutores do tipo Google Translator e Deepl, né? Mas, o Guia do Mochileiro da Galáxias já tinha o peixe Babel, criaturinha que conseguia traduzir qualquer idioma para a língua nativa da pessoa usuária.

IA na medicina

Como bem lembra o levantamento da ExpressVPN, a terapia de realidade virtual, antes especulativa, é agora um tratamento inovador para transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e dor crônica. E isso apareceu na franquia Matrix (que, aliás, trouxe uma série de tecnologias usadas atualmente). Ademais, a IA aprimorou diagnósticos médicos, especialmente na detecção precoce e no planejamento do tratamento.

Sinais de alerta da ficção

Mas, embora a ficção científica tenha inspirado diversas inovações que beneficiam a sociedade, ela também emite alguns sinais de alerta para os perigos potenciais do desenvolvimento tecnológico desenfreado. Obras como “1984” de George Orwell e “O Círculo” de Dave Eggers exploram temas como vigilância em massa, controle social e desigualdade. Assim, nos convidam a refletir sobre as implicações éticas da tecnologia e a necessidade de um uso responsável e consciente.

Ademais, o romance Twenty Twenty, de Nigel Watts, descreveu o surgimento de um vírus mortal que levou a uma pandemia avassaladora. Infelizmente, é um retrato daquilo que vivemos com a Covid-19 desde 2020. Em falar na revolta das máquinas explorada em Eu, Robô. Ainda que a empresa afirme ter tudo sob controle, não tem como deixar de lado o ocorrido na fábrica da Tesla.

Porém, nada de alarmismo, pois a tecnologia está aí e, sim, nos ajuda de forma significativa. O que podemos é nos proteger e cuidar para que o progresso não traga desastres ambientais ou isolamento social. Uma forma é pelo uso das redes privadas virtuais. Existem funcionalidades importantes que garantem nossa privacidade, ao mesmo tempo em que nos conecta com o mundo. Só para ilustrar:

  • Gerenciador de senhas para acesso e logins
  • Bloqueador de rastreador para que sites maliciosos não se conectem ao seu dispositivo
  • Bloqueador de anúncios
  • Dados protegidos por criptografia
  • Corte de bloqueios geográficos sem, no entanto, expor suas informações

Ou seja, dá para explorar as tecnologias da ficção científica que se tornaram realidade. Basta fazer isso com moderação, responsabilidade e segurança.

Palavras Chave

InternetVPN
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.