Parte da Torre do Tambor de Fengyang, construída em 1375, desabou nesta segunda-feira (19). Visitantes que estavam no ponto turístico, localizado no leste da China, precisaram fugir enquanto centenas de telhas se soltavam do telhado e caíam de uma altura de mais de dois andares.
A torre de mais de 600 anos data do início da dinastia Ming e era usada para anunciar o início de cerimônias e marcar as horas do dia. A importante atração turística da província de Anhui, está a cerca de 320 quilômetros de Pequim, capital da China, e é uma das maiores desse tipo no país.
No vídeo, é possível ver as telhas deslizando do telhado e despencando no chão, levantando uma grande nuvem de poeira -tudo registrado de diversos ângulos. Turistas presentes no local foram vistos se afastando e filmando a cena. Ninguém ficou ferido.
O acidente durou cerca de dois minutos e suas causas ainda estão sob investigação, segundo as autoridades locais.
O colapso ocorreu um ano após a torre ter sido reformada por causa de danos leves no telhado. A reconstrução custou cerca de US$ 500 mil (mais de R$ 2,8 milhões) e a proximidade entre a entrega da reforma e o desabamento gerou indignação.
Uma testemunha contou ao jornal Beijing News que estava em uma loja na entrada da torre quando ouviu o som de telhas caindo. “Felizmente, naquele momento, não havia ninguém na praça e ninguém ficou ferido. Se fosse um pouco mais tarde, haveria muitas crianças saindo para brincar depois do jantar”, relatou.
Receba todas as notícias do Portal Correio no grupo do WhatsApp ou assine o canal do Portal Correio no WhatsApp