Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

APLJ faz 42 anos com posse de novo acadêmico e homenagens

A Academia Paraibana de Letras Jurídicas (APLJ) realizou nessa sexta (30), no Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em João Pessoa, uma sessão magna em comemoração aos 42 anos de sua fundação.

Durante o eventom houve a posse do novo membro da APLJ, o advogado Rodrigo Toscano, que também é conselheiro federal da OAB, na Cadeira de Nº 42, e a outorga da Comenda Afonso Pereira para 13 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento das atividades da Academia, dentre eles o empresário Roberto Cavalcanti, diretor-presidente do Sistema Correio de Comunicação.

A propositura da homenagem a Roberto Cavalcanti foi de autoria do presidente da APLJ, aprovada por unanimidade pelos membros da Academia, pelo fato do empresário ser um colaborador da APLJ, além de prestigiar vários eventos. Ele participou de ciclos de palestras promovidos pela APLJ, no Centro de Estudos Jurídicos e Sociais (Cejus), em que abordou o tema “Mídia, Política e Direito”.

O presidente da APLJ, Ricardo Bezerra, disse que quando reúne o Conselho da Academia a cada ano, para outorgas das comendas, são analisadas personalidades do campo jurídico, empresarial, e da cultura que possam ser beneficiados com o título. “Dr. Roberto, que foi um dos nossos colaboradores, fez uma palestra magnífica para nós, em conceito jurídico excelente, o nome dele foi aprovado com louvor para ser um dos nossos homenageados neste momento histórico”, declarou.

De acordo com Ricardo Bezerra, os 42 anos da APLJ representam uma data magna, que é comemorada de forma especial. “A Academia Paraibana é a terceira mais antiga do país, só perde para a Brasileira, que foi de 75, e a Pernambucana, de 76. É uma honra poder reviver Afonso Pereira com o seu ideal”, declarou.

O empresário Roberto Cavalcanti destacou a importância da homenagem, pelo que ela representa. “Para mim é uma dupla homenagem. Primeiro, por se tratar de uma homenagem de uma Academia pela qual eu tenho profundo respeito que é a Academia Paraibana de Letras Jurídicas. Em segundo lugar, porque a premiação em si, que me foi oferecida, tem o nome de um dos fundadores do Correio da Paraíba, que é o professor Afonso Pereira. Quando se une, se fala de cultura na Paraíba, tem que se registrar a passagem por aqui desse expoente máximo que é Afonso Pereira, que estará mais uma vez no meu coração. Já está no cotidiano como fundador do Correio e agora com essa comenda”, declarou.

A solenidade contou com a presença de várias autoridades, dentre elas o ministro Antonio Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do procurador-geral do Estado, Fábio Andrade; do deputado estadual João Gonçalves (Podemos); do desembargador Ricardo Marcelo (TJPB), do presidente do TCE, Arnóbio Viana, além de juízes, escritores, advogados e estudiosos não só da Paraíba, mas de diversas estados braasileiros.

O evento contou também com representantes de Academias de Letras Jurídicas dos estados do Rio Grande do Norte, Maranhão, Santa Catarina, Ceará, Amazonas e Pará, além de um sarau poético e lançamentos de livros.

ALPB

As comemorações do aniversário da APLJ tiveram uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), proposta pelo deputado estadual licenciado João Gonçalves (Podemos), nessa sexta (30), às 9h, no Plenário do Legislativo Estadual.

Na programação constou também o VI (6º) Encontro Nacional das Academias Jurídicas, que foi aberto na quinta-feira (29), no auditório da Fundação Casa José Américo, no Cabo Branco, onde escritores, advogados e estudiosos de todo do país se reuniram para debater sobre os mais variados temas ligados ao Direito (política, educação e cultura).

*Texto de Adriana Rodrigues, do Jornal CORREIO

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.