Moeda: Clima: Marés:
Início Política

Após licença de ‘Flávio Cabaré’, Bihino toma posse na Câmara de Conde

O presidente da Câmara Municipal de Conde, Carlos Oliveira, mais conhecido como Manga Rosa (MDB), deu posse, no final da tarde dessa segunda-feira (3), ao suplente Luiz Silveira de Paula, o Luiz de Bihino (PR), no lugar de Flávio de Melo, conhecido como Flávio Cabaré, que está preso suspeito de exploração sexual e licenciado do mandato por 120 dias.

A solenidade de posse Luiz Bihino, terceiro suplente a assumir o mandato na Casa em menos de um mês, ocorreu após a sessão ordinária. Inicialmente, ele vai substituir temporariamente o vereador ‘Flávio Cabaré’, que foi empossado na quinta-feira passada, por meio de procuração, no lugar do ex-vereador Fernando Antônio Neves de Araújo, o ‘Fernando Boca Louca (PTdoB)’, que renunciou ao mandato no dia 10 de maio, alegando motivos de foro íntimo.

No entanto, o ex-vereador é um dos investigados na operação Cavalo de Tróia, que apura denúncias de um esquema de corrupção envolvendo a devolução de salários pagos a assessores contratados sem concurso público e utilizados como ‘laranjas’.

O mais novo vereador da Casa, Luiz Bihino é agricultor, plantador de inhame, mamão e acerola. Após ser empossado, ele agradeceu aos eleitores condenses que lhe confiaram 402 votos e adiantou quais serão suas principais bandeiras de luta no Poder Legislativo.

“Vou continuar trabalhando pela área da agricultura e por outros projetos, que já iniciei como vereador”, comentou. Bihino, que já assumiu anteriormente na Câmara Municipal de Conde, retorna à Casa já com uma posição política definida, defendo fazer parte da bancada da prefeita Márcia Lucena (PSB).

“Eu não faço oposição a ninguém, eu vou acompanhar meus companheiros aqui da Casa, o que for bom pro povo, eu apoio, o que não for eu votarei contra”, adiantou.

Quatro suplentes tomaram posse, um deles como titular

Além de Luiz Bihino e Flávio Cabaré , a Mesa Diretora da Casa deu posse no último dia 17 de maio aos  suplentes Adaílton Cabral (PTB) e  Nildo Lacerda (PSB) em substituição aos vereadores Ednaldo Barbosa da Silva, o Naldo Cell (PT), e Malbatahan Pinto Filgueiras, o Malba de Jacumã (Solidariedade), respectivamente.

Os dois vão permanecer na titularidade do mandato até surtirem os efeitos da decisão judicial que mantém os vereadores Naldo Cell e Malba de Jacumã afastados de suas funções e cumprindo prisão domiciliar, com o uso de tornozeleiras eletrônicas.

Malba e Naldo também estão sendo investigados pela operação Cavalo de Tróia, deflagrada pela Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Deccor), da Polícia Civil da Paraíba, e pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB). Os dois parlamentares chegaram a passar um dia preso, mas tiveram a prisão preventiva convertida em domiciliar.

Votação dos Suplentes

Flávio Caberá, que obteve 431 votos nas eleições 2016. Já o segundo suplente Luiz Silveira de Paula, o Luiz de Bihino (PR), que obteve 402 votos. Os dois suplentes que assumiram de forma interina, no lugar dos dois vereadores presos na Operação Cavalo de Tróia, eles tiveram a seguinte votação: Adailton Cabral, 295 votos e  Nildo Lacerda, 324 votos.

*Adriana Rodrigues, do Jornal CORREIO

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.