Bancários

Decisão unânime

Concurso

TV Correio

aprovado-projeto-de-lei-que-institui-o-codigo-do-direito-e-bem-estar-animal-da-pb
Projeto é de autoria do deputado Hervázio Bezerra (Foto: Divulgação)

Aprovado Projeto de Lei que institui o Código do Direito e Bem-Estar Animal da PB

Código foi discutido com entidades de proteção aos animais e cria normas para a proteger, defender e preservar

137
COMPARTILHE

Foi aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais, na sessão ordinária da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) ocorrida nesta quarta-feira (25), o Projeto de Lei (PL) 9634/2016, de autoria do deputado Hervázio Bezerra (PSB), que institui o Código de Direito e Bem-Estar Animal da Paraíba, estabelecendo normas para a proteção, defesa e preservação dos animais vertebrados, visando a contabilizar o desenvolvimento socioeconômico com a conservação do meio ambiente e o convívio harmônico em sociedade, tudo em consonância com o que determinam as Constituições Federal e Paraibana.

O código, que foi discutido com entidades de proteção aos animais, cria normas para proteger, defender e preservar. Pelo texto está proibido obrigar animais a trabalhos exorbitantes ou que ultrapassem suas forças e a todo ato que resulte sofrimento. A eutanásia dos animais terá que ser amparada por pelo menos dois laudos médicos.

Autor do PL, o deputado Hervázio Bezerra destacou a importância da criação do código: “É importante frisar que esse código foi construído em cima de muitos debates e adversidades; foram muitas entidades e protetores de animais que se dedicaram para a construção deste importante instrumento. Foram várias plenárias por todo o Estado e depois de nove meses chegamos a essa peça definitiva e assim apresentarmos o Projeto de Lei”, ressaltou.

Hervázio homenageou a contribuição do professor Francisco José Garcia Figueiredo e os demais defensores e protetores dos animais: “eu quero homenagear e reconhecer a grande contribuição do professor da Universidade Federal da Paraíba, Francisco, que teve a obrigação e responsabilidade de consolidar a ideia de cada um e a de todos, então tivemos a aprovação unânime e vamos aguardar a sanção do governador Ricardo”.

“A partir de agora teremos uma proteção para os animais na Paraíba, que tanto carecem de um apoio do poder público. Teremos uma forte proteção aos animais a partir de hoje”, comemorou o professor Francisco Figueiredo, presidente da Comissão de Bem-Estar Animal da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Paraíba.

O código prevê ainda um trabalho de educação ambiental nas escolas públicas e privadas como forma de promover o respeito à vida e combate aos maus tratos contra os animais.

 

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas