Moeda: Clima: Marés:

Aquisição de língua estrangeira para avançar dentro das oportunidades de mudança na economia global

O avanço da economia global e o desenvolvimento tecnológico levam à aquisição de uma segunda língua, processo que permite comunicar ou enviar uma mensagem significativa de maneira efetiva a interlocutores de qualquer parte do mundo.

A capacidade de se expressar e compreender línguas estrangeiras se convertem em uma vantagem competitiva que dá abertura a novas oportunidades nos negócios ou projetos emergentes. Consequentemente, o bilinguismo surge como um requisito perante a necessidade imperante de lidar com mais de um código linguístico, exigência que emana do mercado globalizado e cada vez mais dinâmico.

A aprendizagem de línguas estrangeiras cria oportunidades

Embarcar na aventura de adquirir ou aprender um idioma estrangeiro, gera benefícios e alternativas positivas para empresários, profissionais independentes e empresas com visão de expansão, sobretudo tendo em conta que existem aproximadamente 7.100 línguas no planeta.

As línguas estrangeiras refletem a cultura, preferências e idiossincrasias de seus falantes nativos, sua compreensão permite conhecer ou diagnosticar essas comunidades para oferecer produtos e serviços que se adaptam à realidade e gostos persistentes de cada país, também facilita a conexão e interação com os consumidores de todos os cantos do planeta.

Embora todas as línguas sejam importantes, existem fatores que determinam seu nível de prioridade no mundo dos negócios, entre eles: número de falantes, seu status oficial em países independentes, exportação de produtos, qualidade de vida e seguridade social, índice de desempenho econômico e desenvolvimento social, estabilidade política do país, uso do idioma na internet, entre outros…

É por isso que a maioria dos empreendedores são motivados a aprender línguas específicas que permitam aproveitar as oportunidades que oferecem o mercado internacional e a economia global

Idiomas indispensáveis ​​no ambiente de negócios global

Refira-se que o inglês se impõe como língua franca indispensável para a comunicação nas esferas económica, científica e empresarial, mas há que reconhecer também que existem países com uma economia sólida e próspera como: França, Itália, Alemanha, Portugal e no Brasil, onde há grandes oportunidades de crescimento e expansão econômica pela magnitude de suas exportações e capacidade produtiva, falam-se francês, italiano, alemão e português nesses países.

Sem falar na abrangência da indústria do cinema, da música, da literatura, da imprensa e da televisão que, embora sejam majoritariamente apreciadas na língua inglesa, há muitos negócios nesse ramo que podem ser consolidados por meio de acordos e contratos internacionais.

O inglês está despontando como primeira ou segunda língua em muitos países com certa influência global devido ao poder econômico, daí a obrigatoriedade de aprendê-lo para expandir os negócios para outras esferas.

Também é necessário enfatizar a importância da língua inglesa após o surgimento da Internet como meio de comunicação dominante no mundo. As empresas têm acesso a um incrível banco de dados, artigos, imagens, fotos, entrevistas, úteis para obter conhecimento sobre o cenário econômico e fechar negociações com outros empresários que falam línguas estrangeiras.

O crescimento do idioma fica mais evidente, hoje em dia mais pessoas querem ou precisam se comunicar em inglês e em outros idiomas para aproveitar as oportunidades de países com economia desenvolvida. Devemos deixar claro que o inglês é a língua global mais ensinada, lida e falada hoje.

Tenha em atenção que os principais elementos diferenciadores entre os concorrentes são o conhecimento e domínio de idiomas estrangeiros, sobretudo num mundo de economia globalizada, com maior dinamismo e uma forte procura de empresas que querem emergir, profissionais e empreendedores independentes que procuram oportunidades fora de seu país.

Todos buscam o sucesso em países industrializados cujas economias se diferenciam pela qualidade de vida que oferecem e pelo acesso de seus habitantes a bens e serviços.

Que língua estrangeira oferece maiores oportunidades?

A língua líder mundial é o inglês, aproximadamente 375 milhões de pessoas são falantes nativos e mais de 1.500 milhões o adotaram como uma segunda língua.

Países do mundo com uma economia estável e poderosa têm o inglês como língua oficial, eles também usam o idioma em seus atos diplomáticos e em todos os tipos de negócios. Outra língua que tem assumido especial importância na economia global é o chinês mandarim, a língua oficial do país com maior número de habitantes no mundo, onde 1.100 milhões de falantes residem com a sua língua materna, embora seja de notar que não é a língua mais difundida como é o caso da língua inglesa.

O mandarim é falado na China, Taiwan, Malásia, Indonésia e Cingapura, países com economias dinâmicas e grande impacto internacional.

Mas, além dessas línguas comerciais e de negócios em todo o mundo, existem outras que adquiriram importância na Ásia, por exemplo: o hindustani e seus vários dialetos, incluindo o hindi. Todas as empresas que desejam manter relações comerciais ou realizar projetos em países do continente asiático devem, obrigatoriamente, ter domínio do idioma.

Mais de 420 milhões de pessoas falam espanhol em vários países além da Espanha, por exemplo, América do Sul, América Central, ilhas do Caribe e partes dos Estados Unidos. Esta região tornou-se um mercado atrativo para grandes corporações, e a cada dia mais pessoas estão interessadas em aprender o idioma e concretizar projetos tecnológicos ou comerciais neste território.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.