Moeda: Clima: Marés:
Início Política

Barroso destaca avanço e dívidas históricas do Brasil nos 40 anos de redemocratização

Brasil celebra quatro décadas de democracia ininterrupta, o período democrático mais longo desde a Proclamação da República

Em alusão ao aniversário de 40 anos da redemocratização do Brasil, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), ministro Luís Roberto Barroso, disse ter “fé” e crê que com integridade, civilidade, idealismo, competência e progresso social, o país pode ser destaque no mundo. As informações são do R7, parceiro nacional do Portal Correio.

O Brasil celebra neste sábado (15) quatro décadas de democracia ininterrupta, o período democrático mais longo desde a Proclamação da República, em 1889. O fim da ditadura militar e a transição para um governo civil marcaram um novo capítulo na história do país, consolidado com a promulgação da Constituição de 1988.

Segundo o ministro, ainda existem dívidas históricas que precisam ser pagas em relação à pobreza e à desigualdade. “O autoritarismo flui pelas promessas não cumpridas da democracia, de prosperidade e de oportunidade para todos. Precisamos honrá-las”, disse.

Ao relembrar o período da ditadura, o ministro disse, ainda, que, no sentido da democracia, os dias de hoje são “melhores”. “A minha geração traz as cicatrizes da ditadura e viveu as promessas da democracia. Nem todas se realizaram, mas somos hoje muito melhores do que éramos ontem”, comentou.

Receba todas as notícias do Portal Correio no grupo do WhatsApp ou assine o canal do Portal Correio no WhatsApp

Palavras Chave

Barroso
publicidade
© Copyright 2025. Portal Correio. Todos os direitos reservados.