Moeda: Clima: Marés:
Início Política

Berg Lima traça estratégias para reconquistar a população

Estratégias para reconquistar a confiança da população já estão sendo traçadas pelo prefeito de Bayeux, Berg Lima, que retorna à prefeitura após ser afastado há um ano e seis meses, por decisão judicial.

Em entrevista à Rádio 98 FM – Correio Sat, nesta sexta-feira (4), Berg Lima diz que uma das estratégias é a criação de um um comitê intersetorial para fazer estudos e programações de pagamentos e contratos. Ele garante que todo o dinheiro que sair da prefeitura irá passar por uma avaliação.

Leia também: Câmara Municipal mantém Berg Lima na prefeitura

O prefeito explica que os comandos de pagamento dependem da origem, como a Secretaria de Educação, onde a própria secretária, junto com o prefeito, realiza o pagamento. Segundo Berg, isso também acontece com outras secretarias.

“Nas demais secretarias, quem faz os pagamentos é o secretário de fazenda com o prefeito. Então nada é individualizado. Agora a liberação desses pagamentos passa pela avaliação. Esse comitê foi criado para essa apuração”, explica.

Outra iniciativa é a adoção de um portal da transparência para a cidade. “Um novo site da prefeitura está por vir para acompanhar todos os pagamentos, os servidores públicos. Além de agregar o Sagres, do Tribunal de Contas, que é importante hoje, um desafio grande da gestão”, adianta.

Recomeço

Para Berg, esse é um tempo de alívio. “Bayeux nos últimos meses vinha vivenciando momentos de turbulência, principalmente no quesito administrativo. Acredito que é momento de respirar e buscar a paz e numa nova sustentação política e administrativa que a cidade precisa”, desabafa, se referindo ao tempo em que ficou afastado.

Ele retorna à prefeitura após sessão extraordinária, realizada na noite dessa quinta-feira (3), quando os vereadores da cidade decidiram pela manutenção do gestor no poder. O placar foi de 11 votos pela cassação, cinco pela absolvição e houve uma abstenção.

Para ser cassado, seriam necessários 12 dos 17 votos dos parlamentares que compõem a Casa. Opositores alegam irregularidades no processo de votação, inclusive dizem ter recebido ameaças e oferta de barganhas políticas em troca de votos favoráveis a Berg.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.