Dois hospitais de Campina Grande vão disponibilizar 20 leitos para casos de Covid-19 para pacientes transferidos de Manaus-AM, onde a rede de saúde entrou em colapso com a falta de oxigênio. Segundo anúncio do prefeito de Campina, Bruno Cunha Lima (PSD), serão 10 no Hospital Universaitário Alcides Carneiro (HAUC) e 10 no Complexo Hospitalar Pedro I.
De acordo com Bruno Cunha Lima, os leitos possíveis de disponibilização pelo Município aos pacientes de enfermaria de Manaus não comprometem a estrutura local montada para as demandas relativas à Covid-19. Só no Complexo Pedro I, havia 84 leitos de enfermaria disponíveis nesta sexta, de acordo com o secretário municipal de Saúde Filipe Reul.
O Município de Campina Grande, que tem gestão plena da Saúde, mantém contratualização com o Hospital Universitário, voltado principalmente para as demandas de cirurgias eletivas e consultas com especialistas.
No contato com Homero Rodrigues, no intervalo da videoconferência com o Ministério Público sobre a retomada das aulas no Município, Bruno Cunha Lima pediu à unidade federal suporte para o atendimento a pacientes de Manaus, em caráter emergencial, principalmente neste momento em que a falta de oxigênio tem causado mortes na capital da região Norte.
De acordo com o prefeito Bruno, serão realizadas reuniões técnicas entre a Secretaria de Saúde de Campina Grande e o HUAC, para a definição de um protocolo específico, destinado aos profissionais que se envolverão na chamada Missão Manaus.