Moeda: Clima: Marés:
Início Política

Candidatos expõem propostas e trocam farpas na TV Correio

O debate da TV Correio entre candidatos à Prefeitura de João Pessoa ocorreu na noite desse sábado (7), em um dos estúdios do Sistema Correio de Comunicação, no Centro da Capital, onde 10 dos 11 convidados tiveram a oportunidade de apresentar propostas para os eleitores que vão às urnas no próximo dia 15 de novembro.

Ricardo Coutinho (PSB) não compareceu e não disse os motivos. Camilo Duarte (PCO), Rafael Freire (UP) e Rama Dantas (PSTU) não foram convidados para o debate porque seus partidos não têm representação mínima no Congresso Nacional, mas todos os 14 prefeitáveis de João Pessoa tiveram espaço na programação da TV Correio entre outubro e novembro, durante entrevistas presenciais no Correio Debate.

Ao vivo

O editor e apresentador do Correio Debate, Hermes de Luna, fez a mediação e abriu o debate explicando as regras e o formato de participação dos candidatos. A ordem da participação na rotatividade de falas foi definida em sorteio prévio.

No primeiro bloco, começaram a rodada de pergunta, resposta e comentários os candidatos Carlos Monteiro (Rede), Raoni Mendes (Democratas) e Ruy Carneiro (PSDB). A etapa seguinte deu espaço nos púlpitos a João Almeida (Solidariedade), Raoni Mendes e Wallber Virgolino (Patriota). Depois, participaram Anísio Maia (PT), Cícero Lucena (Progressistas) e Nilvan Ferreira (MDB). Na sequência, Carlos Monteiro, Edilma Freire e João Almeida. O bloco terminou com Italo Guedes (Psol), Cícero Lucena e Nilvan Ferreira trazendo pergunta, resposta e comentários.

O segundo bloco seguiu as mesmas regras do primeiro. Nas terceira e quarta partes do programa, as regras foram as mesmas das executadas nas duas primeiras etapas, mas os candidatos tiveram menos tempo nas falas. No quarto bloco, os participantes apresentaram as considerações finais.

Pandemia

Não foi permitida a presença de torcidas em frente à sede do Sistema Correio de Comunicação neste ano, como já era tradição em eleições passadas. O distanciamento social foi observado dentro do estúdio, com disponibilidade de álcool em gel para todos. Os candidatos foram orientados a usar máscaras durante o debate, só podendo retirá-las, caso quisessem, na hora de responder às perguntas.

Convidados

Mantendo a tradição de respeito à democracia e ao telespectador, a TV Correio convidou para o debate do primeiro turno 11 candidatos a prefeito de João Pessoa cujos partidos e coligações tenham pelo menos um representante no Congresso Nacional. São eles: Anísio Maia (PT), Carlos Monteiro (Rede), Cícero Lucena (Progressistas), Edilma Freire (PV), Ítalo Guedes (Psol), João Almeida (Solidariedade), Nilvan Ferreira (MDB), Raoni Mendes (Democratas), Ricardo Coutinho (PSB), Ruy Carneiro (PSDB) e Wallber Virgolino (Patriota).

Formato

O debate tem quatro blocos, assegurando a participação isonômica de todos. Neste ano o Sistema Correio disponibiliza fotos da participação dos candidatos no debate para as respectivas campanhas. Para isso, um profissional ficou responsável pela captação das imagens e a entrega das fotografias digitais.

A atração teve transmissão simultânea nas plataformas digitais da TV Correio, como o canal do YouTube (youtube.com/tvcorreiocanal12) e o site oficial da emissora (www.tv.correio.com.br).

“A direção da TV Correio mantém seu compromisso com a democracia e com o eleitor, que tem o direito de decidir da forma mais abrangente possível, neste momento de pandemia, qual sua opção de voto”, disse a emissora.

Participação

A TV Correio estimulou a interação dos telespectadores em sua programação, reforçando a hashtag #DebateNaTVCorreio.

O que dizem os candidatos

Os candidatos à Prefeitura de João Pessoa se pronunciaram sobre a importância do debate da TV Correio, como oportunidade de expor trajetórias e confrontar ideias e projetos para a capital paraibana. Veja abaixo o que disse cada um.

Anísio Maia (PT)

“A TV Correio mantém essa tradição de contribuir com o processo democrático. As nossas expectativas para este debate são as melhores possíveis porque será mais uma oportunidade de apresentar as propostas e mostrar que somos a diferença nesse pleito. Esperamos que seja de alto nível, sem promessas mirabolantes e, sim, com propostas reais para atender aos anseios da população”.

Carlos Monteiro (Rede)

“A eleição deste ano representa um grande momento para a nossa democracia. É um momento em que a sociedade vai poder parar e observar a atitude e o passado e o compromisso de propostas para retirar João Pessoa do atraso. Este debate é super importante para levar a sociedade a um momento de reflexão das propostas que nós temos como candidatos. Parabenizamos o Sistema Correio por esta oportunidade”.

Cícero Lucena (Progressistas)

“Este debate é mais uma grande oportunidade de levar muito mais que propostas, mas nosso testemunho de vida e prática de gestão para executar propostas como: a criação da Rede Saúde da Mulher, a volta do pão e leite, a construção, recuperação e regularização de 11 mil moradias, garantia creche. Além da necessidade de intervenções urgentes na mobilidade urbana”.

Edilma Freire (PV)

“Não queremos que nossa cidade caia no retrocesso, nas mãos de quem já foi prefeito e nos envergonhou, ou nas mãos de quem não tem experiência em gestão, não sabe como fazer. O debate é mais um momento para reforçamos que temos a candidatura mais bem preparada para seguir cuidando das pessoas de João Pessoa, garantindo os avanços e a qualidade de vida da nossa população”.

Ítalo Guedes (Psol)

“As expectativas são as melhores possíveis. Espero que haja um debate de alto nível para que a gente possa debater as propostas que os candidatos possam apresentar e que as pessoas possam conhecer a luta de cada um, o partido que faz parte, de onde vem, qual é a responsabilidade que cada candidato tem com a vida das pessoas em João Pessoa. É isso que esperamos de um debate para fortalecer a democracia na nossa cidade”.

João Almeida (Solidariedade)

“O debate é muito importante para que o eleitor possa conhecer a diferença entre um candidato que tem propostas para apresentar e um que está ali para prometer aquilo que não fez enquanto foi gestor ou apenas fazendo figuração. É no calor do debate que as máscaras caem e o cidadão que está em casa separa o joio do trigo. O Sistema Correio está de parabéns por proporcionar essa oportunidade aos eleitores de João Pessoa”.

Nilvan Ferreira (MDB)

“A expectativa é muito positiva. É a oportunidade que os candidatos terão de expor suas ideias, de explorar os seus planos de governo. Eu vou procurar aproveitar da melhor forma possível o debate, vou procurar expor pontos que ainda não esclareci e esta é uma oportunidade que o Sistema Correio oferece com muita pujança no sentido de enriquecer o debate sobre os temas que interessam a João Pessoa”.

Raoni Mendes (Democratas)

“A TV Correio sempre fazendo com que a verdade chegue até os lares de João Pessoa. A minha expectativa é que as pessoas possam fazer uma avaliação dos candidatos que estão preparados para governar João Pessoa pós-pandemia. Eu me coloco com muita atenção, dedicação, esforço. Elaborei um projeto inovador para a cidade, para colocá-la no século 21, e a certeza dessa construção será debatida na TV Correio

Ricardo Coutinho (PSB)

O Portal Correio procurou obter declarações de Ricardo Coutinho, através da assessoria de imprensa do candidato, mas teve como resposta que ele não iria se pronunciar pois não poderia participar do debate. Questionada, a assessoria informou que não divulgaria qual seria a justificativa do ex-governador para a ausência no evento da TV Correio com os demais postulantes ao cargo de prefeito de João Pessoa.

Ruy Carneiro (PSDB)

“O debate é a oportunidade de comparar a trajetória dos candidatos, ver quem tem experiência, mas nunca se envolveu com a polícia nem com escândalos, ver quem só sabe criticar e quem realmente faz pela cidade. No debate, vou poder mostrar tudo o que fiz pela saúde de João Pessoa e pelas famílias que mais precisam através do Napoleão Laureano, do Padre Zé, do São Vicente de Paulo e mais de 15 entidades sociais”.

Wallber Virgolino (Patriota)

“Pretendo mostrar as nossas propostas para a retomada econômica de João Pessoa, apresentando o nosso plano de governo. Vamos separar o joio do trigo entre quem defendeu o fechamento do comércio e quem luta pela geração de empregos. Queremos elevar o nível do debate. Claro que se houver canelada de lá, haverá também canelada de cá. Mas esperamos que a discussão programática prevaleça”.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.