Moeda: Clima: Marés:
Início Cotidiano

Centro de Manejo alerta para perigos da presença de animais de grande porte em vias públicas de João Pessoa

Em 2021, 728 animais foram apreendidos nas ruas de João Pessoa, entre equinos, muares, caprinos, suínos, bovinos e asininos
Animais
Foto: Divulgação

Animais de grande porte soltos nas vias públicas podem causar acidentes de trânsito. Para evitar o que pode se tornar um problema coletivo, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) recolhe os animais e encaminha ao Centro de Manejo de Animais Apreendidos, local gerido pela empresa Transnobre. No ano de 2021, 728 animais foram apreendidos nas ruas de João Pessoa.

O Centro de Manejo abriga os animais perdidos ou abandonados pelos proprietários e oferece tratamento em saúde e alimentação. O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, explica que o primeiro passo é uma consulta com um médico veterinário, que avalia se há uma situação de doença, o que é comum entre os animais apreendidos, já que, por vezes, este é o motivo do abandono pelo proprietário.

“Os animais são cuidados no Centro, recebendo medicamentos, quando necessário, a exemplo de vermífugos e antibióticos, considerando que muitos são utilizados no trabalho de carga e estão acometidos com carrapatos e verminoses, por não serem bem tratados pelos proprietários”, comenta Ricardo Veloso.

O local recebe equinos, muares, caprinos, suínos, bovinos e asininos. Todos eles são alimentados diariamente com dois quilos de ração concentrada, composta por milho triturado, soja e sal mineral. Os currais onde os animais ficam instalados são abastecidos, ainda, com sal mineral e capim cortado e passado na forrageira, três vezes ao dia.

Duas equipes se revezam no trabalho de manejo e apreensão dos animais soltos, na cidade de João Pessoa. Cada equipe é formada por motorista, manejador e laçador, sendo uma diurna e outra noturna. O trabalho é feito com a utilização de um caminhão boiadeiro, adequado ao transporte de animais. O veículo, com capacidade para 10 animais, é dotado de rampa móvel para facilitar a entrada deles.

Quando o animal é apreendido, o proprietário precisa pagar uma multa para reavê-lo, cujo valor varia de acordo com a espécie e o porte do animal. É necessária a apresentação dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência e foto do animal e do proprietário.

A Emlur orienta a população a denunciar quando encontrar animais de grande porte soltos em locais públicos. O contato deve ser feito por meio dos telefones 0800 083 2425, 3214-7628, 3214-7660 ou 98746 9737. O Centro de Manejo está localizado no bairro Mussumagro, próximo ao contorno da Praia do Sol.

Comentários

J Barrios disse:

A gestão passada se foi um caos , essa fica aonde ?!
Resumo da opera , com esse eleitorado ignorante nordestino estamos sem rumo … DA-LHE LUCIANO/CICERO etc ;

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.