O chatbot (atendente virtual) Acácia, criado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) para receber denúncias de poluição sonora e outros tipos de agressão ambiental em João Pessoa, já recebeu 784 chamados em 2022, conforme divulgou a Prefeitura da Capital, neste domingo (27).
O chatbot funciona via WhatApp, por meio do número 3218-9208. “Diariamente, computamos em média 10 chamados com denúncias diversas, mas esse número chega a 15 por dia nos finais de semana, quando há uma frequência maior de pessoas nos bares e restaurantes, encontros familiares nas residências, festas em granjas e casas de eventos que terminam infringindo a legislação ambiental”, informou o chefe da Divisão de Fiscalização da Semam, Jocélio Araújo.
Ele reforçou que o WhatsApp tem estreitado essa relação do público com a fiscalização e, nos primeiros cinco meses da criação da Acácia, de agosto a dezembro do ano passado, foram registrados 560 chamados. “A partir da divulgação desse serviço, percebemos um aumento mensal nas demandas. Este ano, foram registradas 266 ligações em janeiro, 303 em fevereiro e 215 agora em março e o mês nem terminou ainda”, frisou.
De acordo com Jocélio Araújo, em se tratando de poluição sonora, a média é de seis denúncias diárias, chegando a 10 por dia nos finais de semana. O serviço de WhatsApp Chatbot Acácia está disponível à população das 8h à meia-noite, de domingo a domingo.