Moeda: Clima: Marés:
Início Esportes

Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia começa nesta quarta

João Pessoa tem cadeira cativa quando o assunto é o Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. A capital recebe a partir desta quarta-feira (22) a quarta etapa do torneio e é a única do Brasil onde todas as disputas do nacional foram realizadas. Uma parceria que completa 30 anos em 2020. Os motivos para isso: a beleza e estrutura das praias e a paixão do público pessoense, que já é famoso por lotar as arquibancadas.

E a relação entre João Pessoa e o vôlei de praia não se limita ao incentivo da torcida, se reflete também nos rankings brasileiro e mundial do esporte. O vôlei de praia paraibano já revelou vários campeões nacionais e internacionais, alguns nascidos aqui e outros que adotaram a cidade. A nova geração de atletas segue no mesmo ritmo de boas colocações cenário mundial. Entre eles, Álvaro Filho que faz dupla com Alison ‘Mamute’ (ES) e está classificado para os Jogos Olímpicos do Japão este ano. No hall de campeões, também estão Pablo e Thiego, atuais campeões dos Jogos Mundiais Escolares 2020.

Disputa entre paraibanos

A etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de praia em João Pessoa será disputada por cinco atletas paraibanos já garantidos na fase de grupos pelo ranking: Andressa, George, Jô, Vitor Felipe e Thati. E mesmo quem não nasceu em terras paraibanas, faz questão de reforçar a importância da fase pessoense para o torneio. É o caso do carioca Oscar, campeão da etapa 2019 disputado na capital.

“Jogar em João Pessoa é sempre muito bom, o clima é muito gostoso, a energia é sempre incrível. A torcida enche a arena e desta vez ainda vamos celebrar a 30ª etapa da história, ainda mais especial. Meu primeiro torneio lá foi em 2003, então são muitos anos sendo acolhido pelo público local”, disse Oscar, em entrevista ao portal da CBV. 

FPV incetiva crescimento 

O crescimento do vôlei de praia paraibano também pode ser creditado ao trabalho e apoio da Federação Paraibana de Vôlei. “Ao longo desses 34 anos de existência, sempre tivemos dirigentes comprometidos com o esporte, tanto de quadra quanto de praia. O que resulta na qualificação dos nossos atletas, alguns considerados os melhores do mundo. Sem esquecer dos técnicos e pais que contribuem para o fortalecimento do esporte. O segredo para João Pessoa ser tão bem vista no cenário do vôlei brasileiro e mundial é a soma de um conjunto de fatores: praias maravilhosas, um público apaixonado e trabalho, trabalho e trabalho”, pontuou Carlos Fernandes, Cascatinha, presidente da Federação Paraibana de Vôlei.

De acordo com a Confederação Brasileira de Vôlei, as 24 equipes classificadas são divididas em seis grupos de quatro e jogam entre si, com os dois melhores times de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados avançando às oitavas de final. A competição segue no formato eliminatório tradicional, com quartas de final, semifinais e disputas de bronze e ouro.

*Texto de Cassiana Ferreira, do Jornal CORREIO

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.