Início Geral

CMJP vai acompanhar desenvolvimento do Plano de Ação João Pessoa Sustentável

Indicar caminhos e estratégias para garantir o crescimento sustentável da Capital paraibana a curto, médio e longo prazo. Essa é a meta do Plano de Ação João Pessoa Sustentável, cujo desenvolvimento será acompanhado por uma Frente Parlamentar recém criada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). 

Leia mais notícias de Política no Portal Correio

“O principal objetivo deste Plano é promover a modernização da cidade dentro de uma lógica de desenvolvimento sustentável”, explicou o vereador Lucas de Brito (PSL), que solicitou a criação da Frente Parlamentar. “A Câmara precisa acompanhar a execução desse projeto do início ao fim, fiscalizando a aplicação dos recursos e a observância das prioridades apontadas pela população, para que a vontade popular seja respeitada”, justificou.

O parlamentar explicou que João Pessoa é uma das cinco cidades do Brasil escolhidas para implantação desse programa, que faz parte da Iniciativa Cidades Emergentes Sustentáveis (ICES), do BID. “Foram selecionadas cidades de médio porte, onde ainda é possível planejar o crescimento de forma organizada. É um privilégio João Pessoa fazer parte deste laboratório”, comemorou.

O vereador ainda destacou que uma das pautas do programa é evitar o crescimento horizontalizado e desordenado da cidade que, segundo ele, não é acompanhado da infraestrutura necessária, e tentar valorizar as áreas que já são dotadas dessa estrutura, mas estão pouco habitadas. “É o caso do Centro de João Pessoa”, exemplificou.

A Frente Parlamentar também terá o papel de fazer o link entre a execução do Plano de Ação e a elaboração do Plano Diretor Estratégico do Município. Além de Lucas de Brito, os vereadores Thiago Lucena (PMN) e Tibério Limeira (PSB) já manifestaram interesse em compor a Frente Parlamentar, que na próxima semana deverá definir a sua composição, discutir as pautas e agendar as datas das reuniões para iniciar os trabalhos. “O Índice de Desenvolvimento Humano e a qualidade de vida da cidade certamente serão aperfeiçoados a partir desse Plano”, aposta Lucas.

O Plano – O Plano de Ação João Pessoa Sustentável indica os problemas e apresenta as soluções para o seu enfrentamento em áreas como desigualdade urbana, uso do solo e ordenamento territorial; competitividade da economia e emprego; gestão pública moderna; segurança; mitigação da mudança climática, vulnerabilidade a desastres; mobilidade e transporte.

A meta do projeto é integrar a sustentabilidade ambiental e fiscal, o desenvolvimento urbano e a governabilidade. O convênio com BID prevê inicialmente um investimento na ordem de U$ 100 milhões em João Pessoa, mas abre as portas para que a cidade capte até R$ 1,25 bilhão em investimentos.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.