Início Notícias

CNH digital começa a ser emitida nesta sexta na Paraíba

A Carteira de Habilitação Eletrônica (CNH digital) foi lançada nesta quinta-feira (12) e passa a ser emitida na Paraíba nesta sexta-feira (13), em todo o estado. A retirada é gratuita e segue orientação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Mesmo opcional, a CNH digital tem a mesma validade da CNH tradicional. Poderão obter o documento usuários que tiraram ou renovaram a habilitação a partir de maio do ano passado, com o QR Code incluso.

Leia também: Placas de veículos vão ter padrão único no Mercosul

O superintendente do Detran-PB, Agamenon Vieira, disse que o órgão montou estrutura para facilitar a vida dos usuários na retirada da CNH digital. “Além da sede do Detran, os paraibanos têm à disposição 26 Ciretrans e 28 postos avançados. Esse momento do Departamento de Trânsito de Paraíba proporcionará mais praticidade e maior mobilidade para os usuários”, disse, lembrando que a ferramenta consiste em um aplicativo instalado no smartphone do condutor, acessado por meio de um QR Code implantado na parte interna do documento.

Passo a passo – Quem tem a CNH sem o código e deseja ter acesso ao serviço deve realizar a renovação de sua carteira ou solicitar a impressão da 2ª via. Para obter a CNH Digital, basta seguir os passos abaixo:

  • O processo começa com o cadastro do condutor no Portal de Serviços do Denatran.
  • Após realizar o cadastro, o usuário receberá um e-mail de confirmação. Daí ele deve clicar no link enviado pelo Portal e, em seguida, comparecer a um dos postos de atendimento do Detran para atualizar os seus dados (telefone e e-mail). Esse procedimento é rápido e gratuito.
  • Para quem tem o certificado digital, o processo pode ser feito todo pela internet.  Esse documento possibilita a troca segura de informações, garantindo a identidade do emissor, ou seja, quem possui esse certificado não precisa comparecer ao Detran para confirmar seus dados. Após a atualização das informações pelo órgão, já é possível solicitar no Portal de Serviços do Denatran o código de ativação para a versão eletrônica, que também é enviado por e-mail.
  • De posse do código recebido, o motorista baixa o aplicativo da CNH Digital (disponível para smartphones com Android ou IOS) e faz o login com  o número do CPF e a mesma senha do portal, digitando o código de ativação em seguida.
  • Por fim, o usuário precisa cadastrar uma senha de quatro dígitos no aplicativo, que será utilizada para o acesso ao serviço. Feito isso, o condutor já está pronto para usar a carteira de motorista digital.

Se o pacote de dados acabar, não tem problema. A internet só é necessária no primeiro acesso. Depois, a CNH Digital estará disponível off-line. A direção do Detran-PB lembra que os dois modelos da carteira de habilitação (tradicional e digital) são válidos.

Comentários

  • Nielton disse:

    Pensei que fosse algo como não pagar uma fortuna na auto escola para se ter CNH, mas só é válido para quem já tem!!
    Mudou nada só engano para o povão!!

  • Alexandre disse:

    As novas placas vem aí

  • Alexandre disse:

    Isso é pra comer dinheiro e sor deixa a CNH sempre dentro do carro mais do jeito que crise da feio meu amigo o salário de hoje e sor pra o básico nem emplacando os carros o povo está fazendo oque eu vejo de placa apagado os dois últimos números não é brincadeira virou moda aqui em João Pessoa ir os motoqueiros tira a lâmpada de trás da placa ou dobrar a placa kkkkk sor tem ninja aqui kkkkkk

  • Paulo Rodrigo de Carvalho Garcia disse:

    Não entendi o que melhora se a pessoa precisar continuar emitindo a CNH em papel… Se alguém puder explicar, agradeço

  • Edinaldo disse:

    QUE VENHA PRA MELHORAR

  • Bolsonaro disse:

    O cidadão não pode sequer ter um celular, com a vagabundagem roubando, imagina andar com o mesmo por causa da cnh, coisas do Brasil.

  • Andre disse:

    muito bom. Parabéns!

  • SAULO costa disse:

    muito bom

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.