Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Começam obras de drenagem da barreira do Cabo Branco

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) deu início, nesta segunda-feira (5), às obras de drenagem da Barreira do Cabo Branco. A medida vai corrigir as falhas no escoamento das águas na área continental da falésia, agravada nos últimos anos com a construção de novos equipamentos. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Luciano Cartaxo, na Estação Cabo Branco. Com investimento de R$ 5 milhões, a ação vai permitir a instalação de uma rede de drenagem de 5 km.

As obras desta primeira etapa contemplam a implantação de 10 novos trechos de drenagem, que irão integrar a nova rede à já existente no entorno dos bairros do Altiplano, do Cabo Branco e Seixas. O prazo para que a obra seja concluída não foi divulgado.

“Essa intervenção será a mais importante no continente para corrigir as falhas históricas no escoamento das águas que hoje agravam a erosão na falésia. Com a nova rede de drenagem, será possível disciplinar a água das chuvas até a praia, reduzindo o impacto na Barreira do Cabo Branco”, explicou a secretária de Planejamento, Daniella Bandeira.

O lançamento das águas pluviais vai ocorrer em dois pontos de emissão que serão reforçados para receber a nova rede nas praias do Seixas e do Cabo Branco. Segundo Daniella Bandeira, as outras etapas do projeto de contenção serão concluídas após o término de novos estudos de impactos ambientais.

“Com base nesses levantamentos será possível avaliar que novas medidas serão indispensáveis para a preservação da Barreira do Cabo Branco”, disse.

Projeto antigo

O primeiro projeto completo de proteção, revitalização e contenção da erosão da falésia do Cabo Branco foi apresentado em 11 de março de 2015, pela Prefeitura de João Pessoa.

Naquele dia, foi mostrado um vídeo com imagens em 3D com detalhes da ideia orçada em R$ 70 milhões. Veja abaixo.

Comentários

Grace disse:

Até q enfim acordaram pra o problema sempre q vinha como turista a casa ano via a destruição lenta mas definitiva ali e um património de tds paraibanos tinha q ser socorrido pois e um presente da natureza a cidade somos conhecidos no mundo por nossa posição no mapa

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.