Incêndio, Expofeira, Comerciantes
Incêndio destruiu o local e prejudicou 42 comerciantes (Foto: Vinícius Miron/Portal Correio)

Prejudicados com incêndio serão cadastrados no Banco Cidadão

Prefeitura se disponibilizou em prestar apoio aos comerciantes prejudicados; PBTur disse que situação não envolve competência do órgão

312
COMPARTILHE

A Prefeitura de João Pessoa disse nesta terça-feira (30) que vai cadastrar os comerciantes da Expofeira de Artesanato Tambaú no programa ‘Banco Cidadão’. Eles foram prejudicados após um incêndio de grandes proporções destruir o local. A informação foi dada pelo secretário de Turismo do Município, Fernando Milanez.

Leia também: Suspeitos de envolvimento em incêndio seguem na Central de Polícia

“A prefeitura vai fazer o que estiver ao alcance. O prefeito determinou que a Defesa Civil cadastre os comerciantes no Banco Cidadão, o que já começou a ser feito. A gente espera que o Governo do Estado se incorpore e ajude conosco esse pessoal. O fato é triste”, disse Fernando.

O secretário adiantou que a primeira reunião com os comerciantes deverá ser feita nesta quarta-feira (31) para orientá-los sobre como proceder.

Estado

A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), do Governo do Estado, Ruth Avelino, lamentou o ocorrido, mas disse que a situação foge das atribuições do órgão. “Era um equipamento muito usado pelos turistas e pela população local”.

O Portal Correio tentou entrar em contato com o secretário de Turismo e Desenvolvimento do Estado, Zenildo Oliveira, para ele comentar se o Estado vai dar algum apoio aos comerciantes que tiveram prejuízos, mas as ligações não foram atendidas.

Sebrae

O Sebrae Paraíba também lamentou o incêndio e se dispôs a ajudar dentro do que é possível. “Reconhecendo a importância que o artesanato representa para os pequenos empreendedores da Paraíba, o Sebrae se põe à disposição para, no âmbito da sua competência, auxiliar na orientação e capacitação dos pequenos negócios, promovendo o incentivo ao empreendedorismo”.

Perfil do estabelecimento

A Expofeira fica localizada em uma das áreas mais valorizadas e movimentadas, na Orla de João Pessoa, em Tambaú. O Portal Correio tentou localizar algum reponsável pela administração, mas ninguém foi encontrado.

O local é conhecido por vender produtos regionais e artesanais, oferecer música e gastronomia, reunindo comerciantes em forma de associação. Os responsáveis pelos 42 boxes na Expofeira disseram que pagavam R$ 450 por semana de aluguel, o que resultava em um redimento de cerca de R$ 75 mil por mês ao proprietário do terreno.

Notícias mais lidas