Moeda: Clima: Marés:

Como fazer a retificação do IR 2023? 

Fique atento às informações: se faltar algo, poderá ser notificado pela Receita Federal

Tem bastante gente que, mesmo entregando a declaração do Imposto de Renda (IR), não sabe se o fez corretamente. Agora, faltando poucos dias para acabar o período do IR 2023, esse mesmo pessoal pode ter que fazer uma Declaração Retificadora, que nada mais é do que fazer uma nova entrega do documento para corrigir informações erradas e acrescentar as que ficaram omissas.

Para quem cometeu alguns erros e o prazo para tiver acabado, após análise pela Receita Federal do Brasil, a pessoa pode ser levada à malha fina, ou seja, cair nas garras do Leão. Basicamente, são os débitos de impostos pagos a menos, onde os mesmos podem a ser inscritos em dívida ativa e, assim, acabar bloqueando o CPF do contribuinte. 

A malha fina impede o processamento da declaração, e aí será cobrado com juros as eventuais diferenças apresentadas nela. “Para que os débitos não cheguem a instâncias superiores, é importante que a pessoa faça a retificação assim que for notificada pela Receita Federal”, reforça o contador e Prof. Me. Paulo, do curso de Ciências Contábeis do Unipê.

Como saber se devo retificar a declaração?

Paulo lembra que não existe data certa para que a Receita informe o contribuinte da necessidade de realizar a retificação. No entanto, assim que houver a notificação, a Receita dará um prazo para que a correção aconteça. Caso o contribuinte não atenda o prazo, os débitos apresentados na notificação serão cobrados judicialmente, sendo inscritos em dívida ativa (e que nunca vão prescrever).

A retificação é feita no programa gerador do IR, na mesma modalidade de entrega. Portanto, quem fez declaração completa deverá fazer a retificadora completa. É preciso, ainda, incluir o número da declaração anterior para corrigir os erros e omissões apontados pela Receita.

Errou a retificação? Isso não é irreversível! Se houve algum equívoco nesse processo, Paulo reforça que é possível realizar uma nova retificadora. Mas, para evitar dores de cabeça, o contador sugere ter cuidados com digitação de valores. Se errar, você poderá ficar novamente na malha fina.

Documentos para o IR

Entre os documentos mais exigidos para declarar o IR, estão: cópia da última declaração e recibo; informe de rendimentos de fontes pagadoras; recibos das despesas pagas (médicas e de educação); extratos das contas bancárias (corrente, poupança e aplicações); comprovantes de: variações patrimoniais e de doações realizadas (permitidas pela lei); e gastos relacionados ao livro caixa, quando for o caso. 

A data final para o envio do IR 2022 é neste dia 31 de maio. Quem deixar para declarar o imposto após o prazo permitido estará sujeito ao pagamento de multa, que pode variar de R$ 165,74 a 20% do imposto devido, mais juros por atrasos.

Quer ser um expert em contabilidade?

No Unipê você pode se tornar um expert em ciências contábeis, por meio de uma formação sólida: teórica, metodológica e prática. Aprenda com profissionais da área e estimule o seu conhecimento. Saiba mais detalhes sobre o curso de Ciências Contábeis.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.