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Confira questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias

No segundo fascículo dedicado à área de Ciências Humanas, vamos estudar os assuntos mais recorrentes nas edições do ENEM de 2009 a 2019. Continuando a focar na história do Brasil, o ENEM traz com mais força assuntos ligados ao Brasil Império (11,9%), como também constrói questões que falam sobre história política (9,1%). Nas questões relacionadas a Geografia, são abordados os assuntos Globalização (12,6%) e geografia urbana (9,7%).

Em Filosofia, há questões sobre democracia e cidadania (10,4%) e sobre Filosofia Contemporânea (11,9%), dando espaço aos pensadores mais atuais. E em Sociologia, os assuntos mais cobrados foram: cultura e indústria cultural (13,3%) e cidadania (12,6%). 

O SAS Plataforma de Educação desenvolveu o Projeto ENEM, com apoio do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), que apresenta aos futuros universitários uma série de fascículos contendo questões no modelo ENEM, obedecendo à estrutura aplicada no exame e à Matriz de Referência. Todo o material tem como ponto de partida o Raio X ENEM, uma pesquisa realizada pelo SAS que identificou os conteúdos mais recorrentes no Exame nos anos de 2009 a 2019.

Os fascículos são divididos por área de conhecimento, conforme aplicado na prova e estudado no seu dia a dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Todos serão publicados no Portal Correio por meio do projeto ‘Conexão Enem’, com patrocínio do Unipê e Over Colégio e Curso.

No próximo fascículo, estudaremos a área de Matemática. 

1.

O general Geisel delineou um processo paulatino de institucionalização – que objetivava incorporar “salvaguardas” na Constituição no lugar do AI-5, cujo fim ele decretou em outubro de 1978, para valer a partir de janeiro de 1979. As terríveis penas de morte, de prisão perpétua e de banimento, estabelecidas pela Junta Militar, também foram extintas em outubro de 1978. Alguns dos sistemas que integravam o aparato da repressão política deveriam ser igualmente eliminados, sobretudo o Sistema DOI-Codi. Mas a Comissão Geral de Investigação (CGI) também deveria acabar, bem como a censura deveria ser abrandada, com o fim da censura prévia. 

FICO, Carlos. História do Brasil contemporâneo: da morte de Vargas aos dias atuais. São Paulo: Contexto, 2016, p. 95. (adaptado) 

As mudanças políticas e legislativas atestadas no texto representaram a 

  1. A) investigação dos grupos contrários ao governo. 
  2. B) abertura para a convocação de eleições diretas. 
  3. C) transição entre os sistemas ditatorial e democrático. 
  4. D) anistia aos militares envolvidos em violações de direitos. 
  5. E)  implantação da repressão como aparato de controle social.

 

Em 17 de março de 1992, um referendo popular na África do Sul oficializou o fim do regime que ficou conhecido como apartheid. A maioria da população branca do país aprovou (com 68,7% dos votos) a continuação das reformas iniciadas pelo então presidente Frederik Willem de Klerk. 

Disponível em: <http://opiniaoenoticia.com.br>. Acesso em: 5 abr. 2018. 

Vigorando desde 1948, o apartheid fundamentava-se em ações estatais que objetivavam o(a) 

  1. A) reforma agrária. 
  2. B) controle da mídia. 
  3. C) segregação racial. 
  4. D) fechamento de fronteiras. 
  5. E) intervenção na economia.

3.

Do outro lado do rio, já se levantavam várias casas e começava-se a falar em construir uma ponte que ligasse os dois pedaços da cidade. Os habitantes de Tabocas tinham uma grande reivindicação: que o povoado fosse elevado à categoria de cidade e fosse sede de governo e de justiça, com seu prefeito, seu juiz, seu promotor, seu delegado de polícia. Mas como Tabocas respondia politicamente a Horácio, sendo ele o maior fazendeiro das proximidades, o governo do Estado não atendia ao apelo dos moradores. Os Badarós diziam que era um plano político de Horácio para dominar ainda mais aquela zona. Tabocas continuava um povoado do município de São Jorge dos Ilhéus. 

AMADO, J. Terras do sem-fim. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. p. 124-125. 

O autor do texto evidencia a seguinte característica sociocultural do Brasil no início do século XX: 

  1. A) representação do coronel acima das instâncias de poder. 
  2. B) beneficiamento coletivo pela oposição entre setores políticos. 
  3. C) organização pública dependente dos clamores populares. 
  4. D) disputa pelo governo travada por meios democráticos. 
  5. E)  povoamento resultante das necessidades de infraestrutura urbana.

4.

De um lado, uma transferência de renda real da colônia para a metrópole, bem como a concentração desses capitais na camada empresária ligada ao comércio ultramarino. Reversivamente, detentores da exclusividade da oferta de produtos europeus nos mercados coloniais, adquirindo-os a preços de mercado na Europa, podiam revendê-los na colônia no mais alto preço acima do qual o consumo se tornaria impraticável. 

NOVAIS, F. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial (1777-1808). São Paulo: Hucitec. 1995. p. 89. (adaptado) 

Com base no texto, as relações estabelecidas entre as colônias e as metrópoles durante os séculos XVI e XVIII eram definidas como 

  1. A) feitoria. 
  2. B) protetorado. 
  3. C) política de assimilação. 
  4. D) companhia majestática. 
  5. E) exclusivo metropolitano.

5.

Homem universal. In: BINGEN, Hildegarda de. Liber divinorum operum,1163-1173 (cópia do século XIII). Biblioteca Estatal de Lucca, Itália. Disponível em: <http://expositions.bnf.fr>. Acesso em: 20 abr. 2018.

A iluminura anterior, produzida no período histórico e cultural da Idade Média, representa o 

  1. A) dogma cristão da manifestação divina por meio da Trindade. 
  2. B) modelo religioso de referência para a arte renascentista. 
  3. C) antropocentrismo característico da Baixa Idade Média. 
  4. D) desenvolvimento de ideias contrárias à Igreja Católica. 
  5. E) homem como principal elemento da criação divina.

 

TEXTO I

TEXTO II 

É o elemento cartográfico que corresponde ao arco contado sobre o Equador e que vai de Greenwich até o meridiano do referido lugar. 

Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br>. Acesso em: 20 mar. 2018. (adaptado)

A representação e a definição anteriores estão associadas diretamente ao conceito de 

  1. A) antípoda. 
  2. B) escala. 
  3. C) hemisfério. 
  4. D) longitude.
  5. E) paralelo.

7.

Disponível em: <http://msne.funceme.br/map/mapa-monitor/comparacao>. Acesso em: 21 fev. 2018.

No período analisado nos mapas, verificou-se uma diminuição no núcleo de seca no Nordeste do Brasil devido à 

  1. A) realização de políticas para combater a seca. 
  2. B) influência da Zona de Convergência Intertropical. 
  3. C) entrada de frentes frias advindas do sul da região. 
  4. D) retirada da classificação de estado de emergência. 
  5. E) atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul.

8.

A aquisição de terras para a reforma agrária pode ser feita de diversas maneiras. A mais utilizada e conhecida é a desapropriação, seguida do processo de compra e venda. Nestes dois casos, imóveis particulares são incorporados à reforma agrária. Nas regiões prioritárias e nas buscas locais, o Incra visa inicialmente os imóveis rurais classificados como grandes propriedades, aquelas cuja área é superior a 15 módulos fiscais. Pequenas e médias propriedades não podem ser desapropriadas (desde que o proprietário não possua nenhuma outra propriedade rural). 

Disponível em: <http://www.incra.gov.br>. Acesso em: 14 mar. 2018. (adaptado) 

De acordo com o texto anterior, o tipo de imóvel usado como objeto de reforma agrária é classificado como 

  1. A) minifúndio. 
  2. B) módulo fiscal. 
  3. C) empresa rural. 
  4. D) propriedade familiar. 
  5. E) latifúndio por exploração.

 

A Folha de S.Paulo decidiu deixar de publicar conteúdo na sua página do Facebook e, com o anúncio na última semana, o jornal aproveitou para criticar a falta de soluções da rede social para combater a divulgação de notícias falsas. O maior jornal do Brasil, com quase seis milhões de seguidores no Facebook, afirmou que a decisão da rede social de priorizar o conteúdo que publicam amigos e familiares frente aos veículos de comunicação promove a propagação de informação falsa. 

Disponível em: <https://brasil.elpais.com>. Acesso em: 10 out. 2017. (adaptado) 

A ação do jornal relatada no texto é um reflexo direto do(a) 

  1. A) aumento da concorrência de veículos de comunicação em massa. 
  2. B) preferência da população pela internet frente a meios antecessores. 
  3. C) credibilidade das notícias em circulação nas principais redes sociais. 
  4. D) uso de conteúdos virais pelos grandes jornais como fontes confiáveis. 
  5. E) criação de bolhas sociais nas quais ocorre a distribuição de desinformação.

10.

Pesquisas recentes mostram que os furacões do Atlântico ficaram mais fortes nas últimas décadas. O aumento de temperatura nas superfícies da terra e do oceano eleva a energia potencial disponível para os furacões que se formam no Atlântico, segundo um estudo da Universidade da Flórida. Outro estudo, liderado pela NOAA, Agência Americana de Oceanos e Atmosfera, sobre os ciclones (os furacões do Pacífico), traça a relação entre a influência humana, as alterações no oceano e a intensificação das tempestades destruidoras. 

Disponível em: <https://epoca.globo.com>. Acesso em: 17 abr. 2018. (adaptado) 

Os estudos referenciados no texto corroboram a ideia de que o aumento da frequência dos fenômenos atmosféricos citados ocorre devido ao(à) 

  1. A) chuva ácida. 
  2. B) inversão térmica. 
  3. C) aquecimento global. 
  4. D) derretimento de geleiras. 
  5. E) desertificação em biomas.

11.

A transformação do futebol em um negócio nas décadas de 1980 e 1990 criou uma crescente incompatibilidade entre os interesses empresariais, políticos e econômicos, nacionais e globalizados, e o sentimento popular. Essencialmente, o negócio global do futebol é dominado pelo imperialismo de umas poucas empresas com nomes de marcas também globais – um pequeno número de superclubes baseados em alguns países da Europa, que competem entre si tanto nas ligas nacionais quanto, preferivelmente, nas internacionais. Seus jogadores são recrutados em todo o mundo. Com frequência, apenas uma minoria dos jogadores tem a nacionalidade do país onde se situa o clube. 

HOBSBAWM, E. As nações e o nacionalismo no novo século. In: ______. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. (adaptado) 

Ao relacionar o futebol internacional e a globalização, o texto apresenta que, assim como em outros setores da economia, há a tendência de um(a) 

  1. A) consumo local. 
  2. B) mercado global. 
  3. C) divisão do trabalho. 
  4. D) retenção de insumos. 
  5. E) concorrência comercial.

12.

O Cidades e Soluções mostra o drama vivido pela população do Ceará, a partir da construção da usina termelétrica de Pecém. Em meio a uma das piores estiagens da história, a usina demanda o uso diário de uma quantidade de água que seria suficiente para abastecer 600 mil pessoas. Esse não é o único caso de licenciamento polêmico envolvendo termelétricas no Brasil. Em Peruíbe, no litoral de SP, apesar de a Câmara dos Vereadores ter proibido por lei a instalação de termelétricas, a empresa interessada no empreendimento entrou na justiça para levar à frente o projeto. 

Disponível em: <http://mundosustentavel.com.br>. Acesso em: 21 fev. 2018. 

Considerando as funções dos recursos naturais na produção do espaço geográfico e a relação com as ações humanas, o tipo de conflito abordado no texto remete ao(à) 

  1. A) causa do problema da seca que aflige a região. 
  2. B) impacto socioambiental localizado de uma termelétrica. 
  3. C) demanda difusa pelo uso da água em detrimento do consumo humano. 
  4. D) priorização do combate à desertificação na balança de interesses. 
  5. E) preferência das empresas no aproveitamento do recurso previsto em lei

13.

Não há mentira, apesar do que se diz, sem intenção, desejo ou vontade de enganar. Não se mente ao enunciar uma asserção falsa que cremos verdadeira, antes mente-se ao enunciar uma asserção verdadeira que cremos falsa. Pois é pela intenção que se deve julgar a modalidade dos atos. 

SANTO AGOSTINHO. Sobre a mentira. Tradução de Tiago Tondinelli. Ecclesiae: Campinas, 2016. (adaptado) 

Em relação estrita ao conteúdo, a mentira é algo 

  1. A) baseado em verdades incontestáveis. 
  2. B) condicionado às falsidades do mundo. 
  3. C) intencionado pela consciência humana. 
  4. D) influenciado pela subjetividade do discurso. 
  5. E) adequado em determinadas circunstâncias.

14.

A tirinha contém uma metáfora que pode ser relacionada ao Iluminismo filosófico, porque 

  1. A) ressalta o caráter individual do aprendizado filosófico. 
  2. B) provoca o estímulo à curiosidade tipicamente infantil. 
  3. C) restringe a educação à aquisição do saber pelos livros. 
  4. D) ilustra o saber como uma descoberta esclarecedora do mundo. 
  5. E) atribui à família a responsabilidade pela formação das crianças.

15.

Alguns dos assuntos que hoje são rotulados como “ciência”, antes se localizavam em categorias diferentes. A Física, a mais segura das ciências, era antes da competência da “filosofia natural”. E a Música já esteve em casa na faculdade de Matemática. O escopo da ciência já se estreitou e se expandiu, dependendo do tempo, lugar e contexto cultural em que era praticada. 

SMITH, Subrena. Por que a filosofia é tão importante no ensino da ciência. Nexo, 19 dez. 2017. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br>. Acesso em: 9 mar. 2018. (adaptado) 

A relação entre Filosofia e ciência, conforme sugerido no texto, é 

  1. A) interativa, já que se interconectam e dialogam ao longo do tempo. 
  2. B) segura, pois a Filosofia garante a oferta de saberes ausentes na ciência. 
  3. C) evolutiva, à medida em que avança linearmente rumo ao progresso de ambas. 
  4. D) estreita, em função da superioridade e ancestralidade da Filosofia perante a ciência.
  5. E) harmônica, em função da histórica alteridade e reciprocidade entre filósofos e cientistas.

16.

TEXTO I

Ludistas, Inglaterra, século XIX.

TEXTO II

Operário fabril, Brasil, século XX.

As imagens permitem identificar o(a) 

  1. A) trabalho na Inglaterra sendo mais opressivo que no Brasil. 
  2. B) harmonia entre trabalhadores e máquinas no processo de produção. 
  3. C) aumento da empregabilidade humana por meio do uso da maquinaria. 
  4. D) hibridização a que operários foram submetidos em relação às máquinas. 
  5. E) tensão entre empregabilidade e automação da produção ao longo do tempo.

17.

Movimentos sociais são ações sociais coletivas de caráter sociopolítico e cultural que viabilizam formas distintas de a população se organizar e expressar suas demandas. 

GOHN, M. G. Movimentos sociais na Contemporaneidade. Revista Brasileira de Educação. v. 16, n. 47, maio-ago. 2011. p. 335. 

A aproximação entre a análise sociológica e o trabalho dos movimentos sociais, evidenciada com base na definição no texto, ocorre pela 

  1. A) existência de uma mesma cientificidade. 
  2. B) geração de inovações de cunho tecnológico. 
  3. C) enunciação dos fatos da forma como ocorrem. 
  4. D) realização de diagnósticos sobre a realidade social. 
  5. E) natureza despolitizada e pautada na imparcialidade.

 

A Sociologia nasce como uma reflexão acerca dos contornos da nova configuração histórica derivada das Revoluções Industrial e Francesa. O esforço para construir uma identidade própria por meio da superação das disciplinas rivais não se deu apenas pela absorção de temáticas alheias, recuperadas como partes específicas do saber sociológico, mas se prendeu, sobretudo, à pretensão de atingir um padrão de cientificidade na explicação da vida social equivalente àquele alcançado pelas Ciências Naturais. 

MUSSE, R. Apontamentos sobre o nascimento da sociologia. 23 nov. 2012. Disponível em: <https://blogdaboitempo.com.br>. Acesso em: 10 ago. 2018. (adaptado) 

Aplicada ao estudo do meio social, a cientificidade pretendida pela Sociologia em sua fase inicial almejava construir um(a) 

  1. A) código de conduta moral de valor universal. 
  2. B) campo experimental de caráter especulativo. 
  3. C) ideologia que controlasse o ritmo de trabalho. 
  4. D) saber capaz de prognosticar os rumos da sociedade. 
  5. E) tecnologia produtiva condizente com a modernidade.

COMENTÁRIOS

  1. C

O texto menciona o princípio da abertura política, com a revogação do AI-5 e da censura irrestrita. A partir desse processo, aos poucos, buscou-se retomar o modelo democrático do país, com a chamada de eleições na década de 1980.

  1. C

A política segregacionista da África do Sul, denominada apartheid, dividiu o povo africano em dois grupos com limites e ações governamentais bem distintos, sendo iniciada em 1948. Após décadas de regime, o governo de Frederik Willem de Klerk foi um dos maiores responsáveis pelo fim do apartheid, aprovando inúmeras reformas e comandando ações políticas para pôr fim à segregação racial. O regime finda definitivamente com a chegada de Nelson Mandela ao poder, em 1994.

  1. A

A força política dos coronéis constituía-se por seu poder econômico e de influência sobre órgãos públicos e população. As regras, leis e ordens eram pautadas pelos seus interesses, mesmo quando contrárias à vontade popular, e sua influência estendia-se aos órgãos políticos.

  1. E

O exclusivo metropolitano, também conhecido como pacto colonial, foi uma série de medidas impostas às colônias pelas metrópoles durante o Período Colonial. Tinha, como o nome suscita, a ideia de garantir a exclusividade comercial das colônias com suas metrópoles, com a finalidade de gerar lucro às matrizes.

  1. E

Nessa obra, a forma humana está presente no centro do Universo para representar o homem como ponto central da criação. Não se trata de antropocentrismo porque a figura de Deus e do Filho circunscrevem toda a criação, inclusive o homem. Essa iluminura ilustra as ideias de uma importante religiosa da Igreja, a monja e teóloga Hildegarda de Bingen, que viveu no século XII e escreveu sobre as relações místicas e teológicas do criador e da criação. Segundo descrição da Biblioteca Nacional da França – presente no site indicado na legenda –, essa “ilustração representa o amor divino do filho de Deus, com os fogos de amor e julgamento queimando em seu peito, marcando os limites externos do universo, nos quais o homem permanece como a coroação da criação”.

  1. D

A figura representa a longitude, variável de 0° a 180° para o leste e para o oeste, tendo por base o meridiano central de Greenwich.

  1. B

Durante os meses de janeiro a maio, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atua sobre a parte norte do Nordeste brasileiro, causando o principal período chuvoso da região. Essas chuvas, embora amenizem a situação da estiagem, não a eliminam. Dessa forma, seriam necessários vários anos com chuvas acima da média para dar aporte de água aos açudes da região e gerar uma situação favorável em relação à problemática.

  1. E

As propriedades rurais conhecidas como latifúndios de exploração caracterizam-se por possuir até 600 módulos rurais e por se manterem inexploradas, sendo usadas para fins especulativos. Devido a essas características, não cumprem uma função social e, portanto, são desapropriadas e usadas para a reforma agrária, de acordo com a lei vigente.

  1. E

As informações dos usuários de redes sociais são analisadas, filtradas e armazenadas a fim de proporcionar a eles um serviço compatível com os seus respectivos gostos pessoais. Mas essa estratégia de marketing direcionado pode acarretar o efeito denominado bolha social, no qual o usuário não tem contato com publicações que não estão dentro do seu padrão de utilização da rede. Assim, a possibilidade de notícias falsas ganharem notoriedade é muito maior. Isso gerou a ação da Folha de S. Paulo de deixar de publicar conteúdo na sua página do Facebook.

  1. C

Conforme o texto, o aumento da temperatura global tem a capacidade de elevar a energia potencial disponível para a formação de furacões, tornando-os mais frequentes e mais fortes.

  1. B

Atualmente, os jogadores tendem, como outros profissionais liberais de outros setores, a atuar onde for mais vantajoso, por vezes fora de seus países de origem. Dessa forma, o futebol se capitaliza globalmente.

  1. C

Há diversos interesses pelo uso da água, sendo que o consumo humano nem sempre é priorizado. Assim, o texto trabalha a equivalência do consumo de água para o funcionamento de uma termelétrica e o abastecimento de 600 mil pessoas, trazendo como contraponto o atual cenário de estiagem no Ceará.

  1. C

Para Santo Agostinho, mentir é proferir algo com o propósito de enganar, sendo essa intenção o elemento necessário para a categorização da mentira. Assim, caso o emissor diga a alguém, com tom de verdade, algo que acredita ser mentira, a intenção de enganar se sobrepõe ao conteúdo supostamente verdadeiro, resultando o ato em mentira. Dessa forma, é a consciência da mentira que a constitui como ato.

A tirinha contém uma metáfora iluminista porque demonstra o desvendamento do mundo por meio do letramento, do conhecimento adquirido nos livros e que “ilumina” a realidade. Por se tratar de um saber prático como um “refrigerador” de ideias, o conhecimento por meio da leitura é fundamental para que a criança possa compreender o mundo que a cerca.

  1. A

As relações entre a Filosofia e as ciências têm um caráter histórico, isto é, os campos de conhecimento nem sempre foram claramente definidos e o que hoje pode ser considerado uma ciência autônoma, com suas próprias regras e lógicas internas, no passado poderia ser objeto de uma outra ciência e mesmo pertencer ao grande arcabouço da Filosofia, como nos exemplos citados no texto. Outrossim, mesmo na conjuntura contemporânea, as ciências que lidam com os chamados “fatos objetivos” não deixam de dialogar com o conhecimento filosófico que, atuando nas “fronteiras”, promove discussão e problematização sobre perspectivas, significados, implicações e ponderações que as descobertas de tais ciências apresentam no mundo científico, na sociedade, no planeta, em grupos sociais específicos, enfim, na vida.

  1. E

A primeira imagem mostra operários têxteis destruindo máquinas de uma tecelagem fabril. Trata-se de uma referência ao movimento ludista, ocorrido na Inglaterra, no início do século XIX, em que trabalhadores sabotavam e/ou destruíam maquinarias por concluírem serem elas as responsáveis pelo aumento do desemprego e pela queda de salários. A segunda imagem mostra o desespero de um operário que permanece no espaço de trabalho além do horário, agarrado à máquina que opera em uma tentativa de permanecer empregado. Nesse caso, há o sentido de demonstrar o quanto o trabalhador se sente ameaçado pela automação. A análise das duas imagens, em perspectiva sócio-histórica, demonstra a automatização dos processos produtivos, uma presença inexorável de avanços tecnológicos, trazendo como consequência a crescente desnecessidade de seres humanos em atividades manuais, repetitivas e que não exigem criatividade.

  1. D

Em certo sentido, os movimentos sociais operam análises sociológicas, já que sua identidade está ligada a uma causa social que exige esforço de compreensão e fundamentação para ação. Como são também agentes indutores de inovações e influenciadores de políticas públicas, os movimentos sociais constituem-se como atores ativos da sociedade, o que os destaca como consolidado objeto de estudo no campo da Sociologia.

  1. D

O surgimento da Sociologia como ciência se dá no contexto das transformações sociais que ocorriam na Europa no século XIX, influenciadas pelo avanço do capitalismo e da emergência da burguesia como classe social dominante. A cientificidade buscada pela nova ciência social guiou-se, nessa fase inicial, pela busca de explicações que permitissem a compreensão de fenômenos bem como a projeção de seus desdobramentos, ou seja, a predição de fatos futuros com base nos elementos do presente. Havia, nesse objetivo, uma forte influência dos métodos e especificações próprias das Ciências Naturais.

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