O Google neste sábado (30), celebra o 220º aniversário do intelectual francês, Ferdinand Berthier. O educador teve destaque por defender e lutar pelos direitos das pessoas surdas, que assim como ele, eram marginalizadas.
Ferdinand nasceu em Louhans, uma comuna francesa em 1803. Quando tinha oito anos, seus pais o ingressaram no Instituto Nacional de Surdos em Paris, onde acabou ganhando muito destaque e foi incentivado pelos professores a seguir a carreira da educação.
Quando concluiu os estudos, Berthier retornou à Instituição para ser professor, e aos 27 anos, tornou-se um dos professores mais experientes da escola. Já no ano de 1834, o educador organizou o primeiro banquete silencioso para surdos na França. Com o passar do tempo, personalidades importantes e autoridades governamentais passaram a frequentar também.
Conforme foi ganhando visibilidade, Berthier teve autorização do governo francês para criar a Société Centrale des Sourds-muets, a primeira organização que expressava os interesses da comunidade surda na época. Além de promover a educação e apoio para adultos com deficiência auditiva.
Ferdinand também se dedicou a escrever livros que contavam a história e cultura da língua de sinais, além de dar destaque e visibilidade para artistas surdos da época.
Em homenagem à sua grande contribuição, Ferdinand Berthier foi a primeira pessoa surda a receber a ordem de mérito Chevalier de la Légion d’honneur, a mais alta distinção da França. O trabalho do educador e intelectual francês, deixou um legado para a propagação e visibilidade da cultura surda.