Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Conselheiros federais paraibanos da OAB votam pelo impeachment de Temer

Os conselheiros federais da OAB pela Paraíba: Delosmar Mendonça, Bruno Veloso e Marina Gadelha votaram pela abertura de processo de impeachment contra o presidente da República, Michel Temer (PMDB), por crime de responsabilidade, durante sessão do Conselho Federal (CFOAB), em Brasília (DF), iniciada na noite do último sábado (20).

Leia mais notícias de Política no Portal Correio

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Paulo Maia, participou da reunião, condição de integrante do Colégio de Presidentes das Seccionais da OAB, e também opinou favorável a abertura do impeachment.

O posicionamento da OAB ocorre após a delação do empresário Joesley Batista, na qual o presidente Temer aparece em gravação supostamente dando aval para o empresário comprar o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha, preso na Operação Lava Jato.

Os conselheiros acolheram voto proposto por comissão especial designada pela diretoria da OAB Nacional para analisar o cometimento de crime de responsabilidade pelo presidente. Foram 25 votos a favor e apenas uma divergência e uma ausência. O pedido deve ser protocolado na Câmara dos Deputados nos próximos dias.

O conselheiro paraibano Deslomar compôs a comissão, que analisou as provas do inquérito e emitiu parecer afirmando que o presidente da República infringiu a Constituição da República (art. 85) e a Lei do Servidor Público (Lei 8.112/1990) ao não informar à autoridade competente o cometimento de ilícitos.

“O empresário Joesley Batista informou ao presidente que teria corrompido três funcionários públicos: um juiz, um juiz substituto e um procurador da República. Michel Temer, então, ocorreu em omissão de seu dever legal de agir a partir do conhecimento de prática delituosa, no caso, o crime de peculato (Código Penal, art. 312)”, disse Deslomar.

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, registrou que este era um momento de tristeza para a OAB. “Estamos a pedir o impeachment de mais um presidente da República, o segundo em uma gestão de 1 ano e 4 meses. Tenho honra e orgulho de estar nessa entidade e ver a OAB cumprindo seu papel, mesmo que com tristeza, porque atuamos em defesa do cidadão, pelo cidadão e em respeito ao cidadão. Esta é a OAB que tem sua história confundida com a democracia brasileira e mais uma vez cumprimos nosso papel”, afirmou.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.