Patinha Voluntária

Cuidados

#SouRepórterCorreio

TV Correio

Correio reafirma compromisso de divulgar ações da bancada federal

Evento celebrou aniversário de quatro anos da coluna ‘Direto de Brasília’, assinada pelo jornalista Edinho Magalhães, correspondente na capital federal

110
COMPARTILHE

O Sistema Correio de Comunicação reafirmou nesta segunda-feira (28) o compromisso com a divulgação da atuação da bancada federal paraibana durante um almoço de confraternização, no Empório Gourmet, na Avenida Edson Ramalho, no bairro de Manaíra, na Zona Leste de João Pessoa. O evento celebrou aniversário de quatro anos da coluna ‘Direto de Brasília’, assinada pelo jornalista Edinho Magalhães, correspondente do Sistema na capital federal.

Deputados federais e senadores, que integram a atual legislatura e que vão integrar a próxima, que iniciam os trabalhos parlamentares na sexta-feira (1º) com a posse dos eleitos e reeleitos em outubro do ano passado, destacaram a parceria que prioriza a divulgação de informações de interesse dos paraibanos e os coloca cada vez mais perto da população, por meio de um veículo de comunicação que tem atuação em todo estado.

O empresário Roberto Cavalcanti destacou a importância do momento por ter a oportunidade de se confraternizar, pelo quarto ano consecutivo, com os integrantes da bancada federal paraibana, juntamente com os colaboradores do Sistema Correio de Comunicação, reafirmando esta parceria.

“Não é fácil fazer empresa de comunicação na Paraíba. Nós temos um corpo profissional de gigantes. São profissionais que vestem a camisa e dão tudo de si, e dentro dessa competência, dessa abnegação profissional eu tenho certeza que eles podem proporcionar a todos vocês que estão em Brasília, interagirem com a Paraíba mesmo não estando presente. Eu fui parlamentar e sei da dificuldade que é conciliar a base e Brasília”, comentou o empresário e ex-senador.

Roberto Cavalcanti afirmou que tem certeza que o Sistema Correio de Comunicação poderá proporcionar aos integrantes da bancada federal paraibana um excelente trabalho em Brasilia,  e que esse trabalho seja respaldado nas bases e dado ciência aos eleitores dos compromissos de campanha. “Aqui estão os gigantes da competência. As eleições são uma fantástica prova de competência. Você pensa que ser empresário é ser competente? Ser jornalista é ser competente? São competentes também. Mas na verdade ser político é algo de extrema competência, porque a disputa é difícil e há fatores mil correspondendo por você ser ou não eleito. Nós temos a certeza que a Paraíba estará muito bem representada na Câmara e no Senado”, afirmou.

Cavalcanti também fez um pedido aos integrantes da bancada federal paraibana: “A classe empresarial espera um país viável. Se desprendam dos laços partidários, se desprendam dos laços ideológicos. Raciocinem com a competência que vocês tiveram para se eleger. Eu não preciso ensinar a vocês nada, porque quem tem competência para se eleger tem competência para escolher o melhor caminho para o Brasil”, declarou.

A diretora executiva do Sistema Correio, Beatriz Ribeiro Cavalcanti, que também é presidente da Fundação Solidariedade, ressaltou que este ano será de muitas expectativas e de muitas boas energias. “Nó precisamos colocar em nossas mentes e em todas as nossas ações e nas missões de vocês, integrantes da bancada federal. O Correio agradece esta parceria, porque é nossa missão fazer uma boa divulgação de tudo que vocês estão realizando lá em Brasília, o que tem de bom para Paraíba, o que vocês estão conseguindo produzir de forma integrada, unida”, comentou.

De acordo com Beatriz Ribeiro, a bancada federal da Paraíba sempre foi uma bancada de destaque, alguns estão sendo reeleitos e outros estão tendo a oportunidade de ter essa nova missão, é um sonho que se realiza. “Desejamos um mandato de realizações e boas ações. Estaremos aqui torcendo e sempre os apoiando com nossa equipe para divulgação de suas atuações”, declarou.

Opiniões de integrantes da banda federal

O senador José Maranhão (MDB), que permanecerá por mais quatro anos no Senado, disse que a bancada federal tem grandes desafios pela frente, a partir da nova legislatura que se inicia na próxima sexta-feira. “Nós temos pela frente um grande desafio: fazer as reformas que o Brasil tanto reclama e com espírito de justiça, sem causar prejuízos, sobretudo aos mais humildes. Esse é um desafio muito grande, porque não se tem nessa pauta ainda a definição de como será, o que a torna uma verdadeira colcha de retalhos”, declarou.

De acordo com Maranhão, o novo Congresso está muito diversificado, por ser um congresso plural. “É claro que encontrar um denominador comum, que seja capaz de reunir a maioria para elaborar as reformas conforme pensa o Brasil, que leva o País à frente, a sociedade precisa de um tempo de mais confiança no Poder”, afirmou.

Diante da necessidade de nortear esses trabalho e atuação da bancada, o senador José Maranhão considerou de fundamental importância a parceria que será mantida com o Sistema Correio de Comunicação para atuação das atividades parlamentares do Congresso Nacional. “Esta parceria só vem a facilitar nosso trabalho e nos aproximar dos paraibanos, para que ocorra um feedback maior e o conhecimento público de nossas ações”, comentou.

O senador diplomado e deputado federal Veneziano Vital do Rego (PSB) destacou a importância da confraternização com integrantes da bancada federal e o Sistema Correio, como forma de estreitar ainda mais o relacionamento e facilitar a cobertura da atuação dos parlamentares no Congresso Nacional.

“É muito importante porque vocês trazem como signo do bom jornalismo a cobertura diária, tudo aquilo que acontece no nosso dia-a-dia aqui na Capital, no Estado e também, principalmente, de nossas atividades parlamentares em Brasília, que estamos para reiniciar na próxima sexta-feira, quando a Câmara e o Senado escolherão os presidentes das duas Mesas, como também a Assembeia. Aí faço questão de destacar essa parceria que o Sistema Correio faz com os cotidianos fatos que interessam a sociedade”, declarou.

O deputado federal diplomado e presidente da Assembleia Legislativa, Gervásio Maia (PSB), também destacou a importância da parceria do Sistema Correio com a bancada federal paraibana para divulgação da atuação parlamentar e do seu propósito em realizar um trabalho em sintonia com os objetivos e as diretrizes do partido, do povo da Paraíba e procurando sempre dar apoio ao governador João Azevêdo (PSB), que chegou com aprovação dos paraibanos para dar continuidade a um projeto iniciado pelo ex-governador Ricardo Coutinho.

“O Nosso sentimento é exatamente este, no campo das oposições, defendendo rigorosamente e em sintonia plena com o nosso povo e os interesses do Brasil, e, claro, da nossa amada Paraíba”, declarou Maia.

O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) também falou da importância da parceria dos integrantes da bancada federal com o Sistema Correio, para a cobertura da atuação parlamentar. Segundo ele, apesar de ser um momento muito sensível e delicado para o País, em que as coisas acontecem em uma velocidade imensa e é preciso um acompanhamento mais de perto e diário. “Esse acompanhamento que é feito pelo Sistema Correio e pela imprensa de um modo geral faz com que o cidadão possa acompanhar de perto e cumprir o seu papel também. O Brasil vive um momento tão delicado, que é necessária a participação de todos, inclusive do cidadão ativo, fiscalizando, que é  algo que surtiu muito efeito, inclusive no período eleitoral”, afirmou Pedro Cunha Lima.

O deputado Federal Efraim Morais (Democratas) disse que a parceria do Sistema Correio de Comunicação para cobertura da atuação parlamentar dos integrantes da bancada federal é de fundamental importância para aproximar os cidadãos paraibanos dos acontecimentos políticos. “Isso influencia diretamente no cotidiano de cada cidadão. Aquele sentimento que havia no passado, de está muito preocupado com a coisa local, com a política local, acabou se diversificando, e através de notícias como a Correio faz, leva informação e o diálogo para que está em casa, em todo estado, para poder que os paraibanos fiquem conectados com o que está acontecendo no Brasil e no mundo e, especialmente,no Congresso Nacional”, declarou.

O deputado federal diplomado Ruy Carneiro disse que as expectativas para a legislatura que vai se iniciar são as melhores. “Estamos entrando num mandato totalmente diferente de todos os outros que nós tivemos no passado. É um momento novo, um período novo, um Brasil em mutação, um eleitor com outra cabeça. Então nós temos que nos adequar a todas essas realidades e vamos continuar com a estratégia anterior, tentar trazer o anseio da população à Câmara”, comentou, revelando que sempre utilizou essa estratégia que sempre foi muito bem vinda e deixou a bancada sempre em posição de vanguarda.

A deputada federal diplomada Edna Henrique (PSDB), única mulher eleita para Câmara dos Deputados na Paraíba, falou da importância de possuir um canal de comunicação aberto para informar sobre a atuação parlamentar em Brasília. “Esta parceria é fundamental para que mesmo em Brasília estejamos sempre perto dos paraibanos, para que o nosso povo, que nos confiou o mandato através do voto, nos elegeu, possa acompanhar nossa atuação”, comentou a futura parlamentar, que terá como prioridade em sua atuação a segurança pública, o combate à violência contra as mulheres e ações que visam à melhoria de ações nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e recursos hídricos.

De volta à Câmara dos Deputados, o deputado federal diplomado Wilson Santiago também falou da importância da interlocução da imprensa com a atuação da bancada federal em Brasília, para chegar ao conhecimento dos paraibanos. “A Paraíba e o Brasil estão precisando que haja no Congresso Nacional uma nova forma de fazer política. A demonstração das últimas eleições comprovou tudo isso. As bandeiras que nós temos a defender são, de fato, as que atendem aos desejos e às necessidades da população do Estado que representamos”, declarou.

Wilson Santiago disse ainda que há necessidade de melhorar  a segurança pública, a saúde pública, não só na Paraíba, mas no Brasil inteiro. “E nós temos a necessidade de ter prioridades naquelas ações que são emergenciais e urgentes para a qualidade de vida da população”, declarou.

Já o deputado federal Wilson Filho (PTB), que vai iniciar as atividades como deputado estadual na próxima sexta-feira, disse que a expectativas são as melhores para atuação parlamentar deste ano, tanto no Congresso Nacional, como na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB). “Desejo todo sucesso do mundo e muita energia positiva para um ano que promete ser muito positivo para o nosso Brasil. O papel da bancada federal, dos deputados federais e senadores, é um papel importantíssimo, porque se tivermos uma parceria administrativa de trabalho a bancada federal conseguirá trazer excelentes frutos para o Estado”, declarou.

Perspectivas do correspondente

O colunista Edinho Magalhães destacou a importância da manutenção da parceria entre o Sistema Correio de Comunicação e a bancada federal paraibana para cobertura da atuação dos 12 deputados federais e três senadores. “Este ano a parceria deve se fortalecer e se ampliar ainda mais, devido ao fato de termos um novo governo eleito em Brasília, um novo Congresso Nacional e uma nova bancada federal paraibana que teve metade de seus membros renovados”.

De acordo com Edinho, será um ano de mudanças e de reformas e é necessário que o cidadão eleitor possa se manter informado de tudo o que se discute e acontece no Congresso Nacional em Brasília. “Apenas votar ou não votar e cruzar os braços não adianta. Assim não teremos as mudanças que tanto almejamos na política e em nosso país”, comenta Edinho Magalhães, que convive de perto com o centro do poder em Brasília.

Segundo ele, a expectativa por mudanças é muito grande. “A sociedade não quer mais esse modelo do atual sistema. E não sabemos se o governo eleito conseguirá promover as mudanças necessárias. É preciso então acompanhar e fiscalizar. Se os eleitores fizerem pressão sobre seus representantes em Brasília, que são os nossos deputados federais e senadores, com certeza poderemos ter um resultado mais efetivo em torno das mudanças que queremos”, declarou.

Reformas em pauta

O almoço de confraternização contou com a participação do diretor de assuntos parlamentares do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco – Nacional), George Sousa, que falou da importância da Reforma Tributária no Brasil. Segundo ele, das reformas que estão sendo discutidas no Congresso Nacional, ela é a mais importante para ser implementada. “É a reforma tributária que vai permitir o desenvolvimento econômico do País, com o desenvolvimento da indústria, o desenvolvimento da área de serviços e de comércio, as contratações por conta dessa desoneração da folha, entre outras coisas. Estamos mostrando aos parlamentares a importância desta reforma sair finalmente do papel”, explicou.

No calendário do governo temos como prioridade a Reforma Previdenciária, que deverá propor alterações na idade mínima para aposentadoria. As empresas e as indústrias apostam no resultado de numa grande e ampla Reforma Tributária para simplificar os impostos, diminuir as alíquotas, aumentar a base de arrecadação e melhorar os investimentos.

Os Estados e Municípios, por sua vez, priorizam a Reforma do Pacto Federativo, em que a União deverá diminuir sua participação no Orçamento Geral para melhorar a parte das unidades federativas e das cidades. E, por fim, o cidadão contribuinte espera por uma Reforma Administrativa em que a meritocracia e a produtividade possam se refletir num melhor atendimento e prestação de serviço à sociedade.

O Congresso Nacional vem debatendo nos últimos anos medidas que prevêem penas mais duras, dificuldade de progressão de pena e reduções de benefícios para presos, como o regime semiaberto ou prisão domiciliar.

Esse é o caso do projeto de lei apresentado por uma comissão de juristas encabeçada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, que prevê penas mais duras para o crime organizado e para as milícias (PL 10.372/18, na Câmara. Leia mais aqui). A proposta está sendo analisada simultaneamente por deputados e senadores.

*Texto de Adriana Rodrigues, do Jornal Correio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas