Moeda: Clima: Marés:
Início Política

CORREIO e bancada federal se unem pela Paraíba

O Sistema Correio de Comunicação reafirmou nesta segunda-feira (28) o compromisso com a divulgação da atuação da bancada federal paraibana durante um almoço de confraternização, no Empório Gourmet, na Avenida Edson Ramalho, no bairro de Manaíra, na Zona Leste de João Pessoa. O evento celebrou aniversário de quatro anos da coluna ‘Direto de Brasília’, assinada pelo jornalista Edinho Magalhães, correspondente do Sistema na capital federal.

Deputados federais e senadores, que integram a atual legislatura e que vão integrar a próxima, que iniciam os trabalhos parlamentares na sexta-feira (1º) com a posse dos eleitos e reeleitos em outubro do ano passado, destacaram a parceria que prioriza a divulgação de informações de interesse dos paraibanos e os coloca cada vez mais perto da população, por meio de um veículo de comunicação que tem atuação em todo estado.

O empresário Roberto Cavalcanti destacou a importância do momento por ter a oportunidade de se confraternizar, pelo quarto ano consecutivo, com os integrantes da bancada federal paraibana, juntamente com os colaboradores do Sistema Correio de Comunicação, reafirmando esta parceria.

“Não é fácil fazer empresa de comunicação na Paraíba. Nós temos um corpo profissional de gigantes. São profissionais que vestem a camisa e dão tudo de si, e dentro dessa competência, dessa abnegação profissional eu tenho certeza que eles podem proporcionar a todos vocês que estão em Brasília, interagirem com a Paraíba mesmo não estando presente. Eu fui parlamentar e sei da dificuldade que é conciliar a base e Brasília”, comentou o empresário e ex-senador.

Roberto Cavalcanti afirmou que tem certeza que o Sistema Correio de Comunicação poderá proporcionar aos integrantes da bancada federal paraibana um excelente trabalho em Brasilia,  e que esse trabalho seja respaldado nas bases e dado ciência aos eleitores dos compromissos de campanha. “Aqui estão os gigantes da competência. As eleições são uma fantástica prova de competência. Você pensa que ser empresário é ser competente? Ser jornalista é ser competente? São competentes também. Mas na verdade ser político é algo de extrema competência, porque a disputa é difícil e há fatores mil correspondendo por você ser ou não eleito. Nós temos a certeza que a Paraíba estará muito bem representada na Câmara e no Senado”, afirmou.

Cavalcanti também fez um pedido aos integrantes da bancada federal paraibana: “A classe empresarial espera um país viável. Se desprendam dos laços partidários, se desprendam dos laços ideológicos. Raciocinem com a competência que vocês tiveram para se eleger. Eu não preciso ensinar a vocês nada, porque quem tem competência para se eleger tem competência para escolher o melhor caminho para o Brasil”, declarou.

A diretora executiva do Sistema Correio, Beatriz Ribeiro Cavalcanti, que também é presidente da Fundação Solidariedade, ressaltou que este ano será de muitas expectativas e de muitas boas energias. “Nó precisamos colocar em nossas mentes e em todas as nossas ações e nas missões de vocês, integrantes da bancada federal. O Correio agradece esta parceria, porque é nossa missão fazer uma boa divulgação de tudo que vocês estão realizando lá em Brasília, o que tem de bom para Paraíba, o que vocês estão conseguindo produzir de forma integrada, unida”, comentou.

De acordo com Beatriz Ribeiro, a bancada federal da Paraíba sempre foi uma bancada de destaque, alguns estão sendo reeleitos e outros estão tendo a oportunidade de ter essa nova missão, é um sonho que se realiza. “Desejamos um mandato de realizações e boas ações. Estaremos aqui torcendo e sempre os apoiando com nossa equipe para divulgação de suas atuações”, declarou.

Opiniões de integrantes da banda federal

O senador José Maranhão (MDB), que permanecerá por mais quatro anos no Senado, disse que a bancada federal tem grandes desafios pela frente, a partir da nova legislatura que se inicia na próxima sexta-feira. “Nós temos pela frente um grande desafio: fazer as reformas que o Brasil tanto reclama e com espírito de justiça, sem causar prejuízos, sobretudo aos mais humildes. Esse é um desafio muito grande, porque não se tem nessa pauta ainda a definição de como será, o que a torna uma verdadeira colcha de retalhos”, declarou.

De acordo com Maranhão, o novo Congresso está muito diversificado, por ser um congresso plural. “É claro que encontrar um denominador comum, que seja capaz de reunir a maioria para elaborar as reformas conforme pensa o Brasil, que leva o País à frente, a sociedade precisa de um tempo de mais confiança no Poder”, afirmou.

Diante da necessidade de nortear esses trabalho e atuação da bancada, o senador José Maranhão considerou de fundamental importância a parceria que será mantida com o Sistema Correio de Comunicação para atuação das atividades parlamentares do Congresso Nacional. “Esta parceria só vem a facilitar nosso trabalho e nos aproximar dos paraibanos, para que ocorra um feedback maior e o conhecimento público de nossas ações”, comentou.

O senador diplomado e deputado federal Veneziano Vital do Rego (PSB) destacou a importância da confraternização com integrantes da bancada federal e o Sistema Correio, como forma de estreitar ainda mais o relacionamento e facilitar a cobertura da atuação dos parlamentares no Congresso Nacional.

“É muito importante porque vocês trazem como signo do bom jornalismo a cobertura diária, tudo aquilo que acontece no nosso dia-a-dia aqui na Capital, no Estado e também, principalmente, de nossas atividades parlamentares em Brasília, que estamos para reiniciar na próxima sexta-feira, quando a Câmara e o Senado escolherão os presidentes das duas Mesas, como também a Assembeia. Aí faço questão de destacar essa parceria que o Sistema Correio faz com os cotidianos fatos que interessam a sociedade”, declarou.

O deputado federal diplomado e presidente da Assembleia Legislativa, Gervásio Maia (PSB), também destacou a importância da parceria do Sistema Correio com a bancada federal paraibana para divulgação da atuação parlamentar e do seu propósito em realizar um trabalho em sintonia com os objetivos e as diretrizes do partido, do povo da Paraíba e procurando sempre dar apoio ao governador João Azevêdo (PSB), que chegou com aprovação dos paraibanos para dar continuidade a um projeto iniciado pelo ex-governador Ricardo Coutinho.

“O Nosso sentimento é exatamente este, no campo das oposições, defendendo rigorosamente e em sintonia plena com o nosso povo e os interesses do Brasil, e, claro, da nossa amada Paraíba”, declarou Maia.

O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) também falou da importância da parceria dos integrantes da bancada federal com o Sistema Correio, para a cobertura da atuação parlamentar. Segundo ele, apesar de ser um momento muito sensível e delicado para o País, em que as coisas acontecem em uma velocidade imensa e é preciso um acompanhamento mais de perto e diário. “Esse acompanhamento que é feito pelo Sistema Correio e pela imprensa de um modo geral faz com que o cidadão possa acompanhar de perto e cumprir o seu papel também. O Brasil vive um momento tão delicado, que é necessária a participação de todos, inclusive do cidadão ativo, fiscalizando, que é  algo que surtiu muito efeito, inclusive no período eleitoral”, afirmou Pedro Cunha Lima.

O deputado Federal Efraim Morais (Democratas) disse que a parceria do Sistema Correio de Comunicação para cobertura da atuação parlamentar dos integrantes da bancada federal é de fundamental importância para aproximar os cidadãos paraibanos dos acontecimentos políticos. “Isso influencia diretamente no cotidiano de cada cidadão. Aquele sentimento que havia no passado, de está muito preocupado com a coisa local, com a política local, acabou se diversificando, e através de notícias como a Correio faz, leva informação e o diálogo para que está em casa, em todo estado, para poder que os paraibanos fiquem conectados com o que está acontecendo no Brasil e no mundo e, especialmente,no Congresso Nacional”, declarou.

O deputado federal diplomado Ruy Carneiro disse que as expectativas para a legislatura que vai se iniciar são as melhores. “Estamos entrando num mandato totalmente diferente de todos os outros que nós tivemos no passado. É um momento novo, um período novo, um Brasil em mutação, um eleitor com outra cabeça. Então nós temos que nos adequar a todas essas realidades e vamos continuar com a estratégia anterior, tentar trazer o anseio da população à Câmara”, comentou, revelando que sempre utilizou essa estratégia que sempre foi muito bem vinda e deixou a bancada sempre em posição de vanguarda.

A deputada federal diplomada Edna Henrique (PSDB), única mulher eleita para Câmara dos Deputados na Paraíba, falou da importância de possuir um canal de comunicação aberto para informar sobre a atuação parlamentar em Brasília. “Esta parceria é fundamental para que mesmo em Brasília estejamos sempre perto dos paraibanos, para que o nosso povo, que nos confiou o mandato através do voto, nos elegeu, possa acompanhar nossa atuação”, comentou a futura parlamentar, que terá como prioridade em sua atuação a segurança pública, o combate à violência contra as mulheres e ações que visam à melhoria de ações nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e recursos hídricos.

De volta à Câmara dos Deputados, o deputado federal diplomado Wilson Santiago também falou da importância da interlocução da imprensa com a atuação da bancada federal em Brasília, para chegar ao conhecimento dos paraibanos. “A Paraíba e o Brasil estão precisando que haja no Congresso Nacional uma nova forma de fazer política. A demonstração das últimas eleições comprovou tudo isso. As bandeiras que nós temos a defender são, de fato, as que atendem aos desejos e às necessidades da população do Estado que representamos”, declarou.

Wilson Santiago disse ainda que há necessidade de melhorar  a segurança pública, a saúde pública, não só na Paraíba, mas no Brasil inteiro. “E nós temos a necessidade de ter prioridades naquelas ações que são emergenciais e urgentes para a qualidade de vida da população”, declarou.

Já o deputado federal Wilson Filho (PTB), que vai iniciar as atividades como deputado estadual na próxima sexta-feira, disse que a expectativas são as melhores para atuação parlamentar deste ano, tanto no Congresso Nacional, como na Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba (ALPB). “Desejo todo sucesso do mundo e muita energia positiva para um ano que promete ser muito positivo para o nosso Brasil. O papel da bancada federal, dos deputados federais e senadores, é um papel importantíssimo, porque se tivermos uma parceria administrativa de trabalho a bancada federal conseguirá trazer excelentes frutos para o Estado”, declarou.

Perspectivas do correspondente

O colunista Edinho Magalhães destacou a importância da manutenção da parceria entre o Sistema Correio de Comunicação e a bancada federal paraibana para cobertura da atuação dos 12 deputados federais e três senadores. “Este ano a parceria deve se fortalecer e se ampliar ainda mais, devido ao fato de termos um novo governo eleito em Brasília, um novo Congresso Nacional e uma nova bancada federal paraibana que teve metade de seus membros renovados”.

De acordo com Edinho, será um ano de mudanças e de reformas e é necessário que o cidadão eleitor possa se manter informado de tudo o que se discute e acontece no Congresso Nacional em Brasília. “Apenas votar ou não votar e cruzar os braços não adianta. Assim não teremos as mudanças que tanto almejamos na política e em nosso país”, comenta Edinho Magalhães, que convive de perto com o centro do poder em Brasília.

Segundo ele, a expectativa por mudanças é muito grande. “A sociedade não quer mais esse modelo do atual sistema. E não sabemos se o governo eleito conseguirá promover as mudanças necessárias. É preciso então acompanhar e fiscalizar. Se os eleitores fizerem pressão sobre seus representantes em Brasília, que são os nossos deputados federais e senadores, com certeza poderemos ter um resultado mais efetivo em torno das mudanças que queremos”, declarou.

Reformas em pauta

O almoço de confraternização contou com a participação do diretor de assuntos parlamentares do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco – Nacional), George Sousa, que falou da importância da Reforma Tributária no Brasil. Segundo ele, das reformas que estão sendo discutidas no Congresso Nacional, ela é a mais importante para ser implementada. “É a reforma tributária que vai permitir o desenvolvimento econômico do País, com o desenvolvimento da indústria, o desenvolvimento da área de serviços e de comércio, as contratações por conta dessa desoneração da folha, entre outras coisas. Estamos mostrando aos parlamentares a importância desta reforma sair finalmente do papel”, explicou.

No calendário do governo temos como prioridade a Reforma Previdenciária, que deverá propor alterações na idade mínima para aposentadoria. As empresas e as indústrias apostam no resultado de numa grande e ampla Reforma Tributária para simplificar os impostos, diminuir as alíquotas, aumentar a base de arrecadação e melhorar os investimentos.

Os Estados e Municípios, por sua vez, priorizam a Reforma do Pacto Federativo, em que a União deverá diminuir sua participação no Orçamento Geral para melhorar a parte das unidades federativas e das cidades. E, por fim, o cidadão contribuinte espera por uma Reforma Administrativa em que a meritocracia e a produtividade possam se refletir num melhor atendimento e prestação de serviço à sociedade.

O Congresso Nacional vem debatendo nos últimos anos medidas que prevêem penas mais duras, dificuldade de progressão de pena e reduções de benefícios para presos, como o regime semiaberto ou prisão domiciliar.

Esse é o caso do projeto de lei apresentado por uma comissão de juristas encabeçada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, que prevê penas mais duras para o crime organizado e para as milícias (PL 10.372/18, na Câmara. Leia mais aqui). A proposta está sendo analisada simultaneamente por deputados e senadores.

*Texto de Adriana Rodrigues, do Jornal Correio

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.