Moeda: Clima: Marés:
Início Pandemia

Crianças vacinadas indevidamente em Lucena não tiveram reações graves

Cerca de 150 crianças foram imunizadas nesta quarta-feira (16), no município
Lucena
(Foto: Divulgação/MPF)

As crianças vacinadas indevidamente em Lucena, com doses para adultos, não tiveram reações graves, de acordo com avaliação das equipes técnicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Ministério da Saúde. Essa foi uma constatação feita pela procuradora regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba, Janaina Andrade.

“O fato ocorrido foi um erro de vacinação isolado e não representa falta de segurança dos imunizantes”, lembra Janaina, enfatizando que “além da segurança e eficácia da vacina já comprovadas por órgãos sanitários, os dados indicam que grande parte das pessoas que estão internadas com quadros graves é porque não estão vacinadas ou estão com o ciclo de imunização incompleto”, disse a procuradora.

Boa adesão em vacinação

O MPF acompanhou a vacinação de crianças de 5 a 11 anos em Lucena, nessa quarta-feira (16). De acordo com técnicos do órgão que estiveram presentes em locais de imunização do município, houve boa adesão de pais. Cerca de 150 crianças foram imunizadas durante a ação, denominada Dia C de Vacinação Infantil, promovida pelo Governo do Estado da Paraíba.

Segundo a procuradora regional dos Direitos do Cidadão Janaina Andrade, nesta quarta-feira apenas crianças que ainda não tinham sido vacinadas receberam doses de imunizantes contra a covid-19. Ela confirmou que no próximo dia 23 será complementado o ciclo vacinal das 13 crianças, do Assentamento Estiva do Geraldo, que receberam doses de adulto no dia 20 de dezembro passado, seguindo todos os protocolos.

Também no dia 23 serão disponibilizadas doses para início de ciclo vacinal de restante de crianças que não tomaram vacina no último dia 9 – aquelas que foram imunizadas indevidamente com doses de adultos e vencidas, no dia 7 de janeiro, no Assentamento Outeiro de Miranda. 

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.