Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

CRM-PB notifica HULW por falta de pediatra na escala de plantão

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa, está enfrentando sérios problemas com a falta de médicos pediatras. É o que as denúncias feitas ao Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) apontam. Foi confirmado que há apenas uma médica pediatra escalada para trabalhar no hospital no fim de semana e atender aos pacientes da enfermaria, da emergência, dos internados na enfermaria de cuidados especiais, fazer sala de parto e acompanhar as pacientes do “método canguru”.

Foi solicitado então, nessa quarta-feira (27), que a direção técnica do HULW encaminhe ao Conselho a escala de médicos para o fim de semana até esta sexta (29). “É humanamente impossível um médico atender sozinho a todas estas áreas. É um absurdo que precisa ser corrigido imediatamente para que o atendimento da população não seja comprometido”, ressaltou o diretor de fiscalização do CRM-PB, João Alberto Pessoa.

MPF será avisado

O Conselho informou que entrou em contato também com a diretoria geral do HULW, avisando da necessidade de mais médicos, e disse que ainda nesta quinta (28) vai comunicar o Ministério Público Federal (MPF-PB), solicitando providências urgentes. “Vamos aguardar até a amanhã a entrega da escala médica e, a partir daí, iremos ao hospital para vermos como resolver este problema sem que haja prejuízo no atendimento às pacientes”, completou o diretor de fiscalização.

O que diz o hospital

O médico Ângelo Melo, responsável pelo setor, admitiu que houve problemas na escala, mas garantiu que eles foram excepcionais. De acordo com o profissional, algumas médicas da neonatologia entraram em licença-maternidade no período eleitoral, quando o hospital não podia realizar contratações.

“Mesmo assim, conseguimos manter o atendimento a partir do aumento de carga-horária dos profissionais que ficaram. De 24 horas, eles passaram a trabalhar 36h. São duas duplas trabalhando no mesmo turno. Uma fica com os bebês que já estão internados e a outra auxilia no parto. Quando um desses quatro profissionais eventualmente precisa faltar ao trabalho, aí sim acontece o desfalque. Mas as situações foram pontuais”, assegurou o médico.

Ângelo Melo disse ainda que já explicou a versão do hospital ao CRM-PB e entrou em contato com a Ebserh em Brasília para verificar a possibilidade de reforço na equipe.

* Matéria atualizada na manhã desta sexta (29) para inserir a versão do hospital. O Portal Correio havia tentado contato com porta-voz do hospital na quinta, mas a ligação não foi atendida.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.