Moeda: Clima: Marés:
Início Tempo

Cuiá registra 73,7% do volume de chuvas esperado para todo o mês de maio em apenas 72 horas

Bairro da Zona Sul de João Pessoa registrou acumulado de 209,4 milímetros entre as 17h da sexta (20) e as 17h desta segunda (23)
Chuvas
Previsão indica mais chuvas | Foto: Pixabay

O bairro do Cuiá, Zona Sul de João Pessoa, registrou o maior acumulado de chuvas entre as 17h da sexta (20) e as 17h dessa segunda-feira (23). De acordo com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, com base em dados de estações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foram 209,4 milímetros em 72 horas. Essa quantidade representa 73,7% do esperado para todo o mês na cidade, já que a média climatológica de João Pessoa em maio é 284 milímetros.

O segundo bairro onde mais choveu nesse período foi Tambauzinho, com 206,4 milímetros registrados. Manaíra aparece logo em seguida, com 193 milímetros. O Centro da cidade registrou 188,8 milímetros. Grotão e Altiplano fecham o ranking de bairros com mais volume de chuvas, com 177,6 e 124,6 milímetros, respectivamente.

Apesar de não haver registro de ocorrências graves, as equipes da Defesa Civil visitaram áreas de risco durante toda a segunda-feira (23). “Deve continuar chovendo nas próximas horas e nossas equipes estão prontas para atender a população caso seja necessário”, avisou o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves.

A Defesa Civil de João Pessoa pode ser acionada em ocorrências que envolvam queda de árvores, alagamentos, inundações e outras emergências ligadas às chuvas. A população pode entrar em contato com o órgão pelos números 0800 285 9020 ou 98831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas.

Assistência social e prevenção de acidentes

A família que estava abrigada temporariamente no  Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Júlia Nunes de Figueiredo, no Castelo Branco, devido à interdição da residência, foi transferida nesta segunda-feira para o Lar do Idoso, do Governo do Estado.

Na tarde dessa segunda-feira (23), equipes das secretarias de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), Desenvolvimento Social (Sedes), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) e Saúde (SMS) prestaram serviços de acolhimento a pessoas em situação de rua no bairro Cabo Branco. Foram ofertados benefícios socioassistenciais, acolhimento institucional e translado para o município de origem.

Chuvas
Foto: Divulgação

Ainda nessa segunda, foram intensificadas ações de poda de árvores, devido ao risco de queda em razão das fortes chuvas. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Fábio Carneiro, nenhum incidente foi registrado nas últimas horas, mas as equipes permanecem alertas para qualquer eventualidade.

Mesmo assim, o diretor de Paisagismo da Sedurb, Jair Soares, pede que a população adote medidas de segurança no período chuvoso e de fortes ventos, como, por exemplo, não estacionar veículos embaixo de árvores.

Chuvas
Foto: Divulgação

Palavras Chave

João PessoaTempo

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.