Início Notícias

Cuidados evitam acidentes com fogos no São João; veja dicas

Durante o período junino, são comuns as brincadeiras com fogos de artifício. Com a proximidade das festas, o Corpo de Bombeiros redobra os cuidados e alerta para os riscos ao utilizar bombas, fogos e rojões. Veja acima 

Os cuidados devem ser maiores com crianças, que precisam do acompanhamento de um adulto. De acordo com o tenente Jefferson, ao comprar os fogos, deve-se verificar se o estabelecimento possui o atestado de regularidade, comprovando que o comércio obedece às normas do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico, bem como observar a forma de armazenamento do produto.  

Segundo o tenente, os fogos se dividem em classes, de A a D. As categorias A e B são infantis e juvenis; a categoria C adulto e a categoria D só pode ser utilizada por profissionais habilitados para esse tipo.

Em caso de queimadura, o Corpo de Bombeiros recomenda que o local seja lavado apenas com água e que a vítima seja encaminhada imediatamente para o Hospital de Emergência e Trauma, em João Pessoa ou Campina, ou o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, que atenderão esses casos durante o período junino.  

Números

De acordo com o setor de estatística do Trauma de João Pessoa, foi verificada uma redução de 13% no número de vítimas de queimaduras, em comparação ao mesmo período de 2016, quando foram contabilizados 95 e 109 casos, respectivamente. Durante o ano passado foram 1.039 entradas e nos primeiros cinco meses de 2018 já são 394.

O Hospital de Trauma de Campina Grande fez sete atendimentos por motivos juninos, no período de 01 a 15 deste mês, na Unidade de Tratamento de Queimados – UTQ. Desse total, foram atendidas com ferimentos causados por fogos (4) e fogueiras (3), sendo, sendo duas crianças na faixa etária de zero a 14 anos e cinco adultos.

Os dois hospitais estão com campanhas orientação e cuidados contra queimaduras no período junino.

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.