Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Defesa Civil entra em alerta por causa de chuvas em JP e CG

As equipes da Defesa Civil de Campina Grande e João Pessoa estão em estado de alerta, pois a previsão é de fortes chuvas nas cidades nesta sexta-feira (19). Outros órgãos das administrações municipais estão atentos para dar o máximo de apoio às comunidades que poderão ser afetadas com as chuvas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Campina Grande, Ruiter Sanção, duas equipes da Defesa Civil estão desde o início da manhã dessa sexta-feira (19) percorrendo todas as áreas de risco da cidade. Já foram feitas visitas às comunidades do Novo Horizonte, bairro das Cidades, Pedregal, Distrito dos Mecânicos, Mutirão e Vila dos Teimosos.

O coordenador destacou que a população tem recebido todas as orientações em casos de alagamentos e outros transtornos. Também elogiou as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), pois efetivam ações como a varrição de canteiros das principais avenidas e ruas da cidade, limpeza de bueiros e de canais.

Em João Pessoa

A população que precisar entrar em contato com a Defesa Civil de João Pessoa, pode ligar para o número 0800-285-9020, que funciona 24 horas por dia. Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Noé Estrela, uma grande formação de nuvens carregadas se posiciona sobre João Pessoa, mas até às 11h desta sexta-feira (19), nenhuma ocorrência foi registrada. “Todas as secretarias da Prefeitura de João Pessoa estão de plantão. Estamos trabalhando incansavelmente para impedir, inclusive, que a população tenha transtornos, como desabamentos e pontos de alagamento”, ressaltou Noé Estrela.

Ainda de acordo com o coordenador, a Defesa Civil permanece em observação constante sobre possíveis avisos de atenção emitidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Em 24 horas, o bairro com maior precipitação foi o Cuiá, com 24.8 milímetros cúbicos.

O objetivo é promover intervenções que minimizem o impacto de desastres naturais naquelas comunidades. Há cinco anos o programa promove, de acordo com um calendário pré-estabelecido com as secretarias participantes, ações como desassoreamento de rios, capinação, roçagem, remoção de entulhos, demolição de residências, poda de árvores, limpeza de canaletas, loneamento de barreiras, desobstrução de galerias pluviais, recuperação de bocas de lobo, além de assistência social, entre outras.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.