Moeda: Clima: Marés:
Início Política

Deputados destacam bandeiras de atuação para o 2º semestre na ALPB

Com o retorno dos trabalhos programado para esta quinta-feira (1) os deputados estaduais começaram a destacar suas principais bandeiras de luta para o segundo semestre do ano. Temas como empreendedorismo, saúde, segurança hídrica e combate a violência contra a mulher estão na pauta dos parlamentares.

A deputada estadual e presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, Camila Toscano (PSDB), vai intensificar as ações de combate à violência contra a mulher. A parlamentar disse que além de manter o assunto em discussão na Casa, também quer promover o debate sobre o tema em outros municípios do Estado. Ela destacou ainda a promoção de ações e projetos em prol da região do Brejo como também prioridade de seu mandato.

“Precisamos mudar a mentalidade desta geração em relação ao tratamento e postura com as mulheres e também adotar medidas que possam combater e coibir atos de violência. Vamos discutir no âmbito da Comissão da Mulher temas como o afastamento de agressores das mulheres, com o uso das tornozeleiras eletrônicas; o acesso à justiça, com a implantação do ônibus lilás; e alternativas de emprego e renda para retirar as mulheres do ciclo de violência. Precisamos intensificar essas discussões nesse segundo semestre”, destacou a deputada.

Empreendedorismo

O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa, Eduardo Carneiro (PRTB), destacou que um dos temas priorizados por seu mandato no segundo semestre será a promoção de debates e ações sobre o incentivo aos pequenos negócios e à economia paraibana.

Entre as ações, Eduardo Carneiro destacou a realização de audiência pública para debater as medidas anunciadas pelo Governo Federal para tratar sobre os pequenos empreendedores, a exemplo da MP da ‘Liberdade Econômica’ (MP 881/2019) e o novo programa que está sendo criado voltado à “primeira empresa”. A Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) está preparando uma série de iniciativas para inserir no Portal do Empreendedor, canal oficial voltado à formalização do microempreendedor individual, uma espécie de beabá para os futuros donos de empresas.

Recursos Hídricos

Já o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) destacou que uma das prioridades para o retorno dos trabalhos será a luta pela segurança hídrica na Paraíba. O parlamentar lembrou que 44% dos reservatórios de água do Estado estão com menos de 20% da sua capacidade. “Nossa luta será pela transposição das águas do São Francisco, pois ela ainda não é a realidade que os paraibanos tanto sonharam. Iremos à Brasília nos mobilizarmos para que a água do Velho Chico atenda aos que têm sede”, disse o parlamentar.

O tucano defendeu que o Ramal Piancó precisa sair do papel. Ele será o terceiro braço da transposição do São Francisco pelo Rio Piancó e Coremas-Mãe D’Água na Paraíba. O projeto está orçado em quase R$ 200 milhões e prevê a construção de um conjunto de adutoras que vai garantir a chegada da água para 18 municípios que possuem problemas de abastecimento.

Saúde

Para a deputada estadual Doutora Paula (Progressistas), o trabalho pela saúde dos paraibanos terá prioridade no segundo semestre. A parlamentar revelou que levará a Frente Parlamentar da Saúde a realizar visitas em hospitais por todo o Estado com o objetivo de avaliar o atendimento prestado à população.

“Vamos fazer essas visitas para acompanhar como o paraibano está sendo atendido nos hospitais públicos em todo o Estado. Nossa intenção é colaborar para que a saúde seja garantida a todos. Nosso trabalho na Assembleia Legislativa será voltado para esse tema que é fundamental para a qualidade de vida de toda a população. Ao final das visitas, a Frente Parlamentar irá elaborar um relatório, construindo um raio x da saúde na Paraíba”, destacou a deputada e presidente da Frente Parlamentar da Saúde.

 

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.